Concurso
A Rede de Bibliotecas Escolares e a VISÃO Júnior voltam a organizar a eleição dos livros preferidos dos jovens portugueses, através da iniciativa Miúdos a Votos que promove a leitura e o desenvolvimento de competências de cidadania ativa.
Com efeito, para além da importância desta ação na promoção da leitura, realizada entre pares, a partir das suas próprias escolhas, a iniciativa Miúdos a Votos constitui um exercício ímpar de cidadania, valorizando a responsabilidade do ato de votar. Este propósito ganha particular relevância num ano em que os cidadãos portugueses exercem o poder político através de sufrágio universal, igual e direto em eleições para o Parlamento Europeu e a Assembleia da República. Se, por um lado, há uma preocupação crescente com as taxas de abstenção em Portugal, por outro lado, há estudos que sustentam que a probabilidade de as pessoas irem votar aumenta com a sua consciencialização de que o voto é um dever cívico essencial que concorre para a manutenção da democracia. Porque não começar de pequenino?
Como já é do conhecimento geral, nesta iniciativa será dada a possibilidade aos jovens, através de uma eleição realizada em todas as escolas, de votarem no livro de que mais gostam, replicando os procedimentos e as normas de uma eleição real: a do Presidente da República.
A iniciativa é aberta a todas as escolas, públicas ou privadas. Este ano, terá como novidade o alargamento aos alunos do Ensino Secundário.
ATÉ 7 DE NOVEMBRO
Recenseamento das escolas
As bibliotecas escolares/escolas/professores manifestam interesse em participar na iniciativa, preenchendo o formulário disponível para o efeito.
ATÉ 7 DE NOVEMBRO
Apresentação de candidaturas
Os alunos apresentam o livro que candidatam à eleição através do preenchimento do formulário, a que se poderá aceder através de visaojunior.pt.
8 DE DEZEMBRO
Divulgação da lista dos livros candidatos
A lista será divulgada na revista
VISÃO Júnior, no sítio da VISÃO Júnior na internet, no portal da RBE e no do PNL.
ENTRE 28 DE JANEIRO E 13 DE MARÇO DE 2019
Campanha eleitoral
Os partidários de cada livro defendem as suas ideias publicamente.
💛 ⌚ 15 DE MARÇO
Votação
Será feita em urna, na biblioteca da escola ou noutro espaço da escola, usando os boletins de voto fornecidos pela organização da iniciativa.
ATÉ 22 DE MARÇO
Escrutínio
Contagem e registo dos votos. As escolas enviam os resultados preenchendo o(s) formulário(s) referente(s) ao ciclo de ensino, a indicar posteriomente.
31 DE MAIO
Apresentação dos resultados eleitorais Divulgação em cerimónia pública, em local a anunciar
O regulamento pode ser consultado aqui.
Sem comentários:
Enviar um comentário