terça-feira, 9 de outubro de 2018

A Maior Lição do Mundo | Convite às escolas





 
A Maior Lição do Mundo (AMLM) é uma oportunidade anual para apresentar ou relembrar aos alunos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), visando colocar as crianças e os jovens no centro do desenvolvimento, promovendo-se, deste modo, o seu envolvimento enquanto cidadãos. Desde o ano letivo de 2015/2016, têm sido muitos os alunos e os professores que, em todo o país e no mundo, têm estado envolvidos nesta iniciativa. 
Este ano, A Maior Lição do Mundo, ao associar-se às Comemorações dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e dos 40 anos da adesão de Portugal à Convenção Europeia dos Direitos Humanos, reforça a consciencialização para o percurso feito em prol da justiça e da paz. 
Para que o desafio da educação universal, da paz e da justiça se torne uma realidade para cada criança e jovem é necessário um compromisso global. Os ODS apelam à comunidade internacional no sentido de “garantir o acesso a uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos” e de “promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis” até 2030 (ODS 4 – Educação de Qualidade e ODS 16 - Paz e Justiça, respetivamente). 
Para alcançarmos o desafio de uma educação de qualidade e a construção de sociedades pacíficas, é fundamental a abordagem do tema da violência, em todas as suas formas, a fim de criar ambientes seguros para aprender. “A violência é uma lição que não se esquece e nenhuma criança deveria ter de a experimentar”, disse Henrietta H. Fore, Directora Executiva da UNICEF.

A 10 de outubro, faremos o lançamento oficial de AMLM de 2018/2019, pelo que a Direção-Geral da Educação e o Comité Português para a UNICEF convidam todas as escolas a preparar uma aula ou a organizar uma assembleia no âmbito dos ODS, nesse dia ou noutro momento que considerem oportuno. À semelhança do ano letivo anterior, lançamos às escolas o desafio de desenvolverem projetos, no decurso deste ano letivo, que abordem, preferencialmente, a importância de uma educação de qualidade e a promoção da paz e da justiça. Pretende-se que os alunos reconheçam que nem todas as crianças e jovens têm acesso às mesmas oportunidades, que a educação desempenha um papel crucial para o desenvolvimento do mundo, bem como no combate às desigualdades, e que a paz e a justiça são pilares fundamentais na construção das sociedades. Não obstante, em função do seu projeto educativo e numa perspetiva de abordagem holística da agenda proposta pelos ODS, as escolas poderão trabalhar com os alunos outras temáticas. 
As escolas que adiram a esta iniciativa deverão inscrever-se e aceder a toda informação, incluindo o Regulamento, na sítio Web http://maiorlicao.unicef.pt. Para implementar a iniciativa, são disponibilizados recursos pedagógicos, no referido sítio Web, que este ano se enquadram nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 4 e 16, bem como na Convenção sobre os Direitos da Crianças (CDC, Artigos 12.º, 19.º e 28.º). [...]

José Vítor Pedroso, Diretor-Geral da Educação

Sem comentários: