domingo, 7 de outubro de 2018

Projeto Ler+ Espaço




“Se o Espaço é muitas vezes a motivação para procurar conhecer mais, a leitura é a ferramenta essencial para o conseguir. Esta é pois uma parceria ideal, e que tem tudo para abrir os horizontes das crianças nas nossas escolas”. - José Afonso, coordenador do IA e investigador da FCUL

“O projeto Ler+ Espaço combina a leitura com o saber fazer, permite desenvolver o trabalho em equipa e a disciplina, uma vez que os participantes têm tarefas partilhadas e prazos a cumprir. Estas atitudes serão fundamentais no seu futuro.” - Cristina Sarmento, elemento da equipa do PNL2027, responsável pela coordenação do Projeto Ler+ Espaço


Estão abertas as inscrições para o Ler+ Espaço, um projeto que desafia os alunos dos ensinos básico e secundário a ler e a pensar em conjunto sobre o Espaço e o Universo, motivando-os para a Astronomia e para as Ciências do Espaço através de leituras inspiradoras.
Esta é uma iniciativa aberta à rede escolar pública nacional e que resulta de uma parceria entre o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), o Plano Nacional de Leitura 2017-2027 (PNL2027), e a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL).

Os grupos de alunos que aderirem ao projeto Ler+ Espaço serão convidados a escolher um dos livros de uma lista de leituras recomendadas, elaborada em conjunto pelo IA e pelo PNL2027 e disponível AQUI

Nestas recomendações de leituras incluíram-se tanto obras de não-ficção como literárias, mas todas ligadas aos temas do Espaço e do Universo. Ao longo do ano letivo, os alunos deverão depois trabalhar em equipa e transpor o que aprenderam para outros formatos, como um modelo tridimensional de um planeta, ou um texto de ficção, por exemplo.

O Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) dará o apoio científico ao desenvolvimento dos projetos, e disponibiliza já online uma lista de sugestões de publicações periódicas, filmes, websites, entre outros, como recursos complementares a que os alunos poderão recorrer.

Aos autores dos três trabalhos que mais se destacarem será oferecido um curso de astronomia, uma observação do céu com telescópios e bilhetes para visitar o Planetário do Porto – Centro Ciência Viva ou o Observatório Astronómico de Lisboa.

Será também organizado o Encontro Nacional Ler+ Espaço, a decorrer em maio de 2019 na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Este será o momento em que os dez projetos finalistas serão apresentados e o júri, constituído por representantes das três instituições parceiras, selecionará os trabalhos de maior destaque.

Os agrupamentos escolares e as escolas não agrupadas poderão inscrever-se durante este mês de outubro na plataforma online do PNL2027. Os trabalhos finais dos alunos deverão ser enviados até março de 2019, e os dez projetos finalistas serão anunciados em maio desse ano.

Sem comentários: