sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Dia mundial do professor



O direito à educação significa o direito a um professor qualificado








Celebrado anualmente em 5 de outubro desde 1994, o Dia Mundial do Professor comemora o aniversário da adoção da Recomendação da OIT / UNESCO de 1966 sobre o estatuto dos Professores. A presente recomendação estabelece valores de referência em relação aos direitos e responsabilidades dos professores e às normas para a sua preparação inicial e novas condições de educação, recrutamento, emprego e ensino e aprendizagem. A Recomendação sobre o Estatuto do Pessoal Docente do Ensino Superior foi adotada em 1997 para complementar a Recomendação de 1966, cobrindo o pessoal de ensino e pesquisa no ensino superior.

Com a adoção do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 sobre educação e a meta SDG 4.c, reconhecendo os professores como chave para a realização da Agenda de Educação 2030, o Dia Mundial do Professor tornou-se a ocasião para marcar progresso e refletir sobre formas de combater os desafios remanescentes para a promoção da profissão docente.

Ao celebrarmos o Dia Mundial do Professor este ano, aproveitamos esta ocasião para lembrar à comunidade global que “O direito à educação significa o direito a um professor qualificado”. Este tema foi escolhido para marcar o 70º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos. (1948), onde a educação é reconhecida como um direito fundamental, um direito que não pode ser cumprido sem professores qualificados.

Professores treinados e qualificados são fundamentais para o direito à educação.

O Dia Mundial do Professor é co-convocado em parceria com o UNICEF, o PNUD, a Organização Internacional do Trabalho e a Educação Internacional.




Sem comentários: