quarta-feira, 31 de outubro de 2018

MIBE 2018 | Formação para as literacias











Como já vem sendo habitual, no Mês das Bibliotecas Escolares, a Biblioteca da Camilo organizou sessões de (in)formação para as literacias dirigidas aos alunos de todas as turma do 7º ano. Assim, ao longo do mês de outubro, passaram pela Biblioteca os alunos das turmas A, B, C, D, E e F, acompanhados das respetivas professoras de Português, Dra. Ana Cecília Mouta e Dra. Ana Paula Marques, e da Professora de Cidadania, Dra. Dulce Mesquita. A recebê-los, esteve a Professora Bibliotecária, Dra. Adelaide Jordão.

No seu percurso pela Biblioteca, os alunos de cada uma das turmas começaram por conhecer um pouco da história da Escola, desde a sua longínqua fundação, em 1848, e da conturbada vida e genealidade artística do seu patrono, Camilo Castelo Branco, bem como da história da Biblioteca e do seu acervo centenário.  







Livro do Fundo Museológico da Biblioteca. Coleção camiliana - Romance de Camilo.  

Lendo o "Diário da Visitadora" da Escola (1934)


Passaram, depois, para a sala de consulta, onde verificaram como estão organizados os livros pelas diferentes estantes e relembraram as classes da CDU (Classes Decimais Universais), sistema que possibilita a uniformização dos critérios de classificação dos documentos que dão entrada na Biblioteca, bem como a consulta do catálogo digital. 

De seguida, organizados em pequenos grupos, pesquisaram e consultaram, nos computadores, o blogue da Biblioteca e o Twitter. 







De regresso à sala polivalente/atendimento, conheceram a coleção de filmes/documentários, bem como os jornais e revistas disponibiizados na estante das novidades e foram informados sobre as regras gerais de funcionamento da Biblioteca.





Finalmente, foram convidados a visitar os Arquivos, onde puderam ver a coleção colonial e consultar um livro de ponto do Século XIX (1898) e o processo de uma ex-aluna da Camilo, num livro de registos das classificações do início do Século XX, mais propriamente de 1919. 



Fundo Museulógico - coleção do período colonial 



Fundo Museulógico - coleção do período colonial 


Livro de ponto da Escola. Século XIX







Livro de registos de classificações (1919)


A terminar a sessão, a Professora Bibliotecária ofereceu um presente muito especial aos alunos: uma cópia digitalizada, a cores, de um texto escrito por um antigo aluno da Camilo, datada de 1879! Um texto com história da Biblioteca da escola que, estamos certos, fará parte indelével da vida de cada um dos alunos.



"Descripção de Villa Real" - Redação de um ex-aluno, datada de 1879






Eu 💙 a Biblioteca da Camilo!







Sem comentários: