sábado, 27 de outubro de 2018

Dia Mundial do Património Audiovisual


27 de outubro


O pesadelo de António Maria (1923)




Animação | Curta metragem
Realização: Joaquim Guerreiro


Reconstrução do filme realizado por Joaquim Guerreiro em 1923. Esta reconstrução, feita a partir de 158 desenhos originais e 8 legendas manuscritas, foi apresentada no CINANIMA de 2001. 

Trata-se de um "Filme-charge de flagrante actualidade" sobre o então presidente do ministério, António Maria da Silva, que foi seis vezes Chefe do Governo, a partir de junho de 1920, mas cuja ânsia de dominar a política portuguesa e de ser a primeira figura do seu partido o levou a assumir atitudes que lhe retiraram as simpatias populares.

Anunciado como "um filme cómico da mais flagrante actualidade", em que se caricatura um dos vultos políticos da época, O Pesadelo de António Maria abria o novo quadro "Fitas Faladas" da revista "Tiro ao alvo", em cena no Eden-Teatro de Lisboa.

Aquando da apresentação da revista no Porto, no Águia de Ouro, em fevereiro de 1923, foi o ator Manuel Santos Carvalho que interpretava o "Fiteiro" quem provavelmente deu voz a este filme mudo, cheio de intenção política.

Realizado e ilustrado por Joaquim Guerreiro, desenhador de O Século, da Ilustração Portuguesa", de A Tribuna", de O Zé" e de A Sátira", de que foi diretor, o filme foi mencionado pelo O Jornal dos Cinemas como "a primeira película portuguesa de desenhos animados". [Fonte: António Gaio, História do Cinema Português de Animação, Porto 2001, p.12] 



👇
Ler Mensagem de Audrey Azoulay, Diretora-Geral da UNESCO por ocasião do Dia Mundial do Património Audiovisual






Sem comentários: