sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Como ler um livro


Três estratégias e questões para uma leitura crítica
by Terry Heick


Gráfico exemplo de tomada de notas.




Leitura inspecional (ou pré-leitura): leitura com o foco em entender o livro como um todo - o que Adler & Doren chamam de "skimming sistemático". 

Exemplo de pergunta: por que é que esse livro é importante e / ou vale a pena ler? E, além disso, como é que a nossa resposta pode mudar antes e durante uma leitura inicial, e depois durante uma segunda leitura?

Leitura analítica: leitura com o foco no exame e análise do texto por si só. 

Exemplo de pergunta: de que modo Thomas Merton usa a configuração para estabelecer e desenvolver o tema de 'Seven Story Mountain'? E como é que a nossa leitura mudaria se fosse conduzida por essa pergunta? 

Leitura sintópica: leitura com o foco nas relações entre textos. 

Exemplo de pergunta: de que modo o 'Catch 22' de Jospeh Heller deve ser visto como uma espécie de resposta a 'All Quiet on the Western Front' de Erich Maria Remarque? Ou mais especificamente, se assumimos que é uma resposta, como podemos ler o antigo de forma diferente?


Referência bibliográfica

Adler and Van Doren’s How to Read a Book: The Classic Guide to Intelligent Reading. (Simon and Schuster, 1972).






Como Ler Livros, publicado originalmente em 1940, tornou-se um clássico. Trata-se do melhor e mais bem-sucedido guia de compreensão de leitura para o leitor comum. E agora regressa numa versão completamente reescrita e atualizada. O livro aborda os vários níveis de leitura e mostra como atingi-los – da leitura elementar à leitura rápida, passando pelo folhear istemático e pela leitura inspecional. Aprende-se a classificar um livro, a “radiografá-lo”, a isolar a mensagem do autor, a criticar. Estudam-se as diferentes técnicas para ler livros práticos, literatura imaginativa, peças teatrais, poesia, história, ciências e matemática, filosofia e ciências sociais. Por fim, os autores oferecem uma lista de leituras recomendadas, bem como testes de leitura para que o leitor possa medir o seu progresso em compreensão, velocidade e capacidade de leitura.


 http://teachthought.com/pedagogy/literacy/how-to-read-a-book-3-strategies-for-critical-reading/



Sem comentários: