sábado, 27 de janeiro de 2018

Farsa de Inês Pereira: Leituras



- Do texto à representação





Na passada quarta-feira, dia 24 de janeiro, 218 alunos do 10º ano da Camilo deslocaram-se ao teatro de Vila Real para assistir à representação da peça vicentina "Farsa de Inês Pereira", texto de leitura integral na disciplina de Português. Acompanharam-nos os professores Adelaide Jordão, Carmen Castro, Cristina Santos, Henrique Morgado, Edite Meireles, João Costa, Paula Seixas, Rui Santos, Sónia Reis e Teresa Oliveira.

No final, alguns alunos tiveram oportunidade de trocar impressões sobre o espectáculo teatral (cenografia, vestuário, música, caraterização de personagens, opções do encenador) com a atriz que representou em palco a sensual Lianor Vaz, e com o encenador David Carvalho.  

A Farsa de Inês Pereira é uma divertida comédia de caracteres e costumes que conta a história de Inês Pereira, jovem caprichosa e ambiciosa, que se encanta por Brás da Mata, galante combatente, mas é pressionada a casar com Pêro Marques, um lavrador simples e sem cultura. É na escolha de pretendentes e suas consequências que se centra esta farsa vicentina, uma das mais divertidas e satíricas da vida quotidiana do tempo de Gil Vicente, escrita a partir do ditado popular Mais vale asno que me leve que cavalo que me derrube e em resposta àqueles que no seu tempo o acusavam de plagiar as obras do teatro espanhol de Juan del Encina.
A versão da Filandorra respeita fielmente o texto original, mas é actualizado no tempo e espaço ao século XXI, substituindo a figura de Inês Pereira por uma jovem “casadoira” que em vez de lavrar/bordar, está a atar e a pendurar alheiras… assim como todo o contínuo da solução dramatúrgica que traz o texto para a intemporalidade da obra vicentina. Folha de Sala (adaptado) 






Reportagem fotográfica









 



Apresentação do espectáculo por David Carvalho, o encenador.


Sem comentários: