sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Património para a Paz e a Reconciliação


Salvaguardar o Património Cultural Subaquático da Primeira Guerra Mundial

UNESCO, 1ª edição, novembro 2015


No âmbito do projeto educativo da UNESCO Património para a Paz e a Reconciliação, a Comissão Nacional da UNESCO, lançou o Manual para Professores em língua portuguesa Património para a Paz e a Reconciliação – Salvaguardar o Património Cultural Subaquático da Primeira Guerra Mundial.

"Através da escolha de uma época específica e de um determinado tipo de património, este manual centra-se no património cultural subaquático da Primeira Guerra Mundial, que socialmente foi uma das guerras mais devastadoras do século passado. Uma das novidades desta guerra, que teve um impacto particularmente forte na população civil, foi o desenvolvimento da guerra naval, e mais especifi camente da guerra submarina. Esta guerra deixou para trás um extenso património submerso. Apesar destes materiais se centrarem no património cultural subaquático da Primeira Guerra Mundial, poderá ser adotada a mesma abordagem para exemplos de património cultural subaquático da Segunda Guerra Mundial, ou de outras épocas em que os conflitos incluíram inúmeras batalhas no mar.
O projeto foi acordado entre todos os Estados Partes na Convenção da UNESCO sobre a Proteção do Património Cultural Subaquático, em 2001. Os Estados pretendem utilizar o Centenário da Primeira Guerra Mundial para fomentar a educação para a paz, mais especifi camente através da promoção da proteção e compreensão do património submerso. O desejo prende-se com a educação para a paz por ocasião do Centenário da Primeira Guerra Mundial, sobretudo através da promoção da proteção e compreensão do património submerso. Também pretendem chamar a atenção para a recente proteção do património cultural subaquático deste período ao abrigo da Convenção de 2001 da UNESCO." (Património para a Paz e a Reconciliação, p. 8)


O Manual pode ser descarregado aqui.

Sem comentários: