sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Imagens sob domínio público e Creative Commons


Recursos educativos :
Como encontrar imagens sob Domínio Público e Creative Commons



Flickr The Commons, Photos for Class e Pixabay são alguns dos melhores sítios onde podemos encontrar imagens sob domínio público e Creative Commons. Os três disponibilizam imagens que podem ser reutilizadas numa variedade de formatos de apresentação. Os vídeos incorporados abaixo fornecem uma visão geral de como usar cada fonte de imagem.
Pixabay hospeda imagens de domínio público de alta qualidade. Pode-se pesquisar na Pixabay usando palavras-chave ou simplesmente navegar através da biblioteca de imagens. Uma vez encontrada a imagem pretendida, pode-se fazer o download no tamanho que melhor se adapte às necessidades. Os usuários registados não têm que digitar um código de captcha para transferir imagens. Os usuários que não se inscrevam só podem fazer o download depois de digitar um código captcha.





Photos for Class é um site gratuito que ajuda os alunos a encontrar imagens Creative Commons imagens. Quando se faz o download, estas surgem com as informações sobre os respetivos créditos no rodapé. Ver demonstração no curto vídeo que se segue:



Pode-se colocar o motor de busca Photos for Class num blogue ou site pessoais. O vídeo incorporado abaixo oferece uma demonstração de como o fazer:







Flickr the Commons hospeda imagens de bibliotecas e museus de todo o mundo. Pode-se pesquisar por tópico ou procurando por um tipo específico de imagem.




Ver mais dicas sobre tecnologias no blogue de Richard Byrne:


http://www.freetech4teachers.com/


Sem comentários: