segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Aprendizagem móvel | UNESCO



Diretrizes de políticas da UNESCO para a aprendizagem móvel
 

http://unesdoc.unesco.org/images/0022/002277/227770por.pdf
Clicar na imagem para aceder à versão pdf do documento
 
 

As políticas da UNESCO para a aprendizagem móvel fornecem um roteiro e uma exposição de motivos para formuladores de políticas e outras pessoas que buscam transformar os aparelhos móveis, cada vez mais presentes em todos os lugares, em ferramentas da educação. Estas diretrizes descrevem os benefícios específicos da aprendizagem móvel e articulam estratégias para desenvolver ambientes de políticas que permitam a esses benefícios criar raízes e crescer. As tecnologias móveis alteraram fundamentalmente a forma de vida das pessoas. Com decisões políticas sólidas, elas também poderão melhorar o modo como as pessoas aprendem.

 Aceder à versão ePub em português.


"A UNESCO acredita que as tecnologias móveis podem ampliar e enriquecer oportunidades educacionais para estudantes em diversos ambientes.
 
Atualmente, um volume crescente de evidências sugere que os aparelhos móveis, presentes em todos os lugares – especialmente telemóveis e, mais recentemente, tablets – são utilizados por alunos e educadores em todo o mundo para aceder a informações, racionalizar e simplificar a administração, além de facilitar a aprendizagem de maneiras novas e inovadoras.
 
O presente conjunto de diretrizes visa auxiliar os formuladores de políticas a entender melhor o que é aprendizagem móvel e como os seus benefícios, tão particulares, podem ser usados como alavanca para fazer avançar o progresso em direção à Educação para Todos.
 
Desenvolvidas em consulta com especialistas em mais de 20 países, essas diretrizes têm ampla aplicação e podem ajustar-se a um vasto leque de instituições, incluindo pré-escolas, escolas básicas e secundárias, universidades, centros comunitários, e escolas técnicas e vocacionais. Sugere-se aos formuladores de políticas que adotem as recomendações de políticas da UNESCO, ajustando-as conforme necessário, para refletir as necessidades particulares e as realidades concretas dos contextos locais."

Diretrizes de políticas da UNESCO para a aprendizagem móvel, p. 7
 
 

"Longe de ser uma possibilidade teórica, a aprendizagem móvel é uma realidade concreta: estudantes e professores, de Moçambique à Mongólia, estão usando aparelhos móveis para conversar, acessar valiosos conteúdos educacionais, compartilhar informações com outros estudantes, obter apoio de seus colegas e instrutores e facilitar a comunicação produtiva. Embora a tecnologia móvel não seja nem nunca venha a ser uma panaceia educacional, ela é uma ferramenta poderosa e frequentemente esquecida – entre outras ferramentas –, que pode dar apoio à educação de formas impossíveis anteriormente."
 
Diretrizes de políticas da UNESCO para a aprendizagem móvel, p.10
 
 

Sem comentários: