quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Tertúlia com Domingos Amaral





Ontem, a partir das 21 horas, decorreu na biblioteca da Camilo, uma tertúlia literária com a presença de Domingos Amaral. 



Adotando um tom informal e bem humorado, o escritor prendeu, desde o início da sua intervenção, a atenção do auditório (composto maioritariamente por docentes, incluindo a Direção da Escola, e que contou também com a presença do Senhor Vereador da Educação, Dr. José Maria Magalhães). 

Num primeiro momento, Domingos Amaral começou por abordar temas de interesse para todos os (seus) leitores. Questões relacionadas com o processo de escrita (as primeiras experiências de escrita-leitura, a passagem pela escrita jornalística, nomeadamente no Independente, a metodologia de escrita - como e onde escreve, com inspiração e / ou trabalho continuado e auto-vigiado); a construção das personagens (a relação que estas mantêm com autor, a inevitabilidade da presença de personagens "más" numa narrativa, a personagem que lhe deu mais prazer construir e a que lhe doeu mais "matar"); a escolha dos temas e dos contextos históricos abordados nos romances; a importância da família na sua carreira de escritor (o pai, Diogo Freitas do Amaral, um conhecido político, tem obra publicada; a mãe, Maria José Freitas do Amaral, também ela é escritora, sob o pseudónimo de Maria Roma); a carreira universitária (é professor de Economia do Desporto na Universidade Católica de Lisboa) e o gosto pelo futebol. 

Num segundo momento, o escritor respondeu a questões que lhe foram colocadas pelos presentes.

No final, houve sessão de autógrafos.








Sem comentários: