“Ninguém pode ser Matemático se não tiver a alma de um poeta”, dizia Sonia Kovalevskaya. No entanto, a lógica matemática dificilmente parece deixar lugar à intuição, ao génio criativo, à beleza. Mas é exactamente o contrário e os próprios matemáticos, obcecados com a noção de elegância, consideram-se muitas vezes como artistas, até mesmo poetas. Exploremos, pois, os caminhos entre estes dois universos.
Novembro é o Mês da Ciência.
Para celebrar o Mês da Ciência, a Fundação Francisco Manuel dos Santos promove a realização de três conferências e uma exposição.
O Mês da Ciência da Fundação começa com a conferência "Matemática, Cultura e Criação", no dia 11 de novembro, em Coimbra. No dia 19 de novembro é a vez de Braga entrar em palco com o grande encontro nacional “A Ciência em 3 actos: Sociedade, prosperidade e política”, onde entre vários oradores portugueses e estrangeiros se contam Jorge Calado e Geoff Mulgan. Segue-se Lisboa, no dia 23, com a apresentação do estudo “Cultura científica em Portugal: ferramentas para perceber o mundo e para aprender a mudá-lo”, coordenado por José Vítor Malheiros e António Granado, e, por fim, no Dia Nacional da Cultura Científica, a exposição Pordata Viva chega ao Museu da Ciência de Coimbra.
Coimbra (local a definir) | 11 de novembro | 16h00
Matemática, Cultura e Criação
com Cédric Villani, célebre matemático premiado com a Medalha Fields
Inscrições abertas. Entrada Livre, mediante pré-inscrição. Inscrições aqui.
2ª Conferência
Braga - Theatro Circo | 19 novembro | 9h00
A ciência em três atos:
Sociedade / Prosperidade / Política
Conheça o Programa e compre o bilhete aqui.
3ª Conferência
Lisboa - Museu da Ciência | 23 de novembro | 18h30
Cultura científica em Portugal
O estudo será apresentado por António Firmino da Costa e Carlos Fiolhais, contando com a presença dos seus coordenadores, António Granado e José Vítor Malheiros.
Sem comentários:
Enviar um comentário