terça-feira, 3 de novembro de 2015

A terra treme








A TERRA TREME | 06 NOV – 11h06m

EXERCÍCIO PÚBLICO DE CIDADANIA NO ÂMBITO DO RISCO SISMICO


O exercício nacional A TERRE TREME, terá lugar no próximo dia 06 de novembro, às 11h06. Esta iniciativa, promovida pela Autoridade Nacional de Proteção Civil e que tem a duração de apenas 1 minuto, procura chamar a atenção para o risco sísmico e para a importância de comportamentos simples que os cidadãos devem adotar em caso de sismo, mas que podem salvar vidas.

Muitas zonas do globo são propensas a sismos e Portugal também é um território suscetível, com zonas particularmente sensíveis a este risco.

Nós podemos estar em qualquer lado quando começar um sismo: em casa, na escola, no trabalho ou mesmo de férias. Colocamos a pergunta – estamos preparados para enfrentar uma situação de sismo e recuperar dela rapidamente?

Aproveite a ocasião para relembrar os procedimentos que deve adotar antes, durante e depois de um sismo, a começar pela sua casa e a sua família. 



QUEM, ONDE E COMO PARTICIPAR


A ANPC lança o convite a todos os cidadãos, organizações e empresas:

CONTAGEM DECRESCENTE:

5 – REGISTO – registe-se no site, manifestando o seu interesse por esta campanha. Refira o número de participantes previstos e contactos para envio de mais informação e do CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO;

4 – PLANEIE o exercício, definindo o a dimensão que quer dar ao exercício e que pode ir do nível mais simples com a prática dos 3 gestos, à elaboração de um exercício mais completo e que inclusive teste o plano de emergência, envolvendo entidades diversas.

3 – DIVULGUE e ENVOLVA todas as pessoas da sua organização e partilhe a informação sobre A TERRA TREME pela sua lista de contactos. Partilhe os materiais de comunicação e incentive à adesão à campanha.

2 – CONSULTE e USE todos os materiais disponíveis no site, reforçando a ideia da importância da preparação individual e coletiva para uma situação de sismo.

1 – EXERCÍCIO – Na hora do exercício, executar os 3 gestos e de acordo com o planeado (acione uma sirene, ponha uma música a tocar…). Promove uma discussão entre os que lhe estão mais próximos, no espaço da aula, entre funcionários, sobre o que experienciaram e o que pode ser feito para melhor as condições de preparação e segurança, antevendo já o exercício do próximo ano!


Participe neste exercício   inscreva-se aqui. 



Sem comentários: