quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Concurso Chef fish







Encontram-se a decorrer, até ao dia 7 de dezembro, as inscrições para o Concurso Chef Fish, cujo objetivo prioritário é despertar o interesse das crianças e dos jovens consumidores para os recursos marinhos que o oceano tem para oferecer, bem como sensibilizar a comunidade escolar e as famílias, enquanto consumidores, para a adoção de comportamentos mais saudáveis e sustentáveis.

Deste modo, o Concurso Chef Fish convida as escolas e os alunos a produzir vídeos com receitas culinárias de pescado revelando escolhas saudáveis e sustentáveis, no consumo de produtos do mar e que demonstrem respeito pelo oceano e pelos seus recursos.

Quem pode concorrer?

Estão definidos 3 escalões de participantes (sempre acompanhados com um professor responsável):

Escalão A – equipas de 3 alunos do 1.º CEB
Escalão B – equipas de 3 alunos do 2.º e 3.º CEB e cursos vocacionais
Escalão C – equipas de 3 alunos do ensino secundário e vias profissionalizantes

É possível a participação de várias equipas da mesma escola, podendo um mesmo professor inscrever-se com mais do que uma equipa.

Antes de inscrever as equipas no concurso, o professor deverá verificar se a sua escola pertence à rede de escolas DECOJovem.

Se ainda, não é escola DECOJovem, descubra como aderir.

Antes de concorrer deve ler com atenção o regulamento do concurso disponibilizado para a comunidade escolar, que contém toda a informação completa. Mas para já deixamos aqui os principais tópicos.



Como concorrer?

O Professor Responsável da equipa deverá:

Aceder e descobrir os conteúdos dos sites Conhecer o Oceano e Kit do Mar, para compreender melhor a estratégia e a abordagem de promoção do pescado na alimentação saudável.

Aceder ao Concurso Chef Fish na plataforma escolas.decojovem.pt e iniciar sessão com username e password.Caso não tenha os dados de acesso, terá de registar primeiro a sua escola na DECOJovem

Adicionar a(s) equipa(s), identificando os seus elementos, em Equipas (até 7 dezembro 2015)

Preencher a Ficha de Projeto, em Participações, indicando nome do vídeo, equipa, resumo do vídeo, meios de divulgação (até 7 dezembro 2015)

Produzir o vídeo da receita culinária com produtos do mar, cumprindo os seguintes passos:
 - O vídeo deve conter a preparação, confeção e empratamento de uma receita com produtos do mar (peixe, marisco, moluscos, etc.);
 - No início do vídeo deve constar, obrigatoriamente, o template de vídeo do Concurso Chef Fish;
 - Após a confeção da receita, deve constar obrigatoriamente uma frase alusiva ao site Conhecer o Oceano referido no E-book Chef Fish;
 - No final do vídeo deve constar obrigatoriamente a ficha técnica da equipa, com: identificação da escola, equipa, professor responsável, alunos e escalão;
 - O vídeo deve ter a duração máxima de 3:00 Minutos;
 - É obrigatório que todos os alunos apareçam no vídeo culinário;
 - No vídeo, é obrigatório que os alunos refiram se a sua escolha de pescado é sustentável e a importância de consumir pescado para uma alimentação saudável.

Publicar o vídeo no YouTube. Aquando da publicação deverão ativar a legendagem do vídeo para a língua inglesa (também, poderão criar as suas próprias legendas no Youtube) e como PÚBLICO;

Aceder à Ficha de Projeto de cada vídeo, em Participações, e colocar o Link do YouTube;

Submeter o vídeo a Concurso; (até 8 fevereiro 2016)

Os vídeos aprovados pela DECO ficarão visíveis para visualização na Galeria de Vídeos do concurso. Será possível aos utilizadores do site atribuir “gostos” e promover a partilha dos vídeos pelo Facebook e Twitter;

A avaliação do júri do concurso decorrerá na semana de 8 a 12 de março de 2016 e os vencedores serão anunciados a 15 de março de 2016 – Dia Mundial do Consumidor.
Prémios

Por cada escalão do concurso, cada professor responsável e cada aluno das equipas vencedoras receberão uma action cam com capacidade de gravação debaixo de água.


Material de apoio

Além da visita ao site Conhecer o Oceano e Kit do Mar, para conhecerem melhor as estratégias definidas na promoção e conservação do pescado, os professores têm disponível o E-book Chef Fish, com informação útil sobre Literacia dos Oceanos e dicas importantes para os consumidores de pescado, tais como a importância da escolha de peixe sustentável; a disponibilidade dos stocks populacionais de pescado mais comercializado em Portugal; como escolher o melhor pescado e como o conservar; nova rotulagem de produtos de pescado e a importância de comer peixe para uma alimentação saudável e equilibrada.

Para a participação e divulgação do concurso, faça o download dos materiais.

Mais informações em http://decojovem.pt/alimentacao/concurso-chef-fish/

Sem comentários: