segunda-feira, 2 de novembro de 2015

200º Aniversário de George Boole



Ciência da computação



 

Fonte: Jornal The Telegraph, in http://www.telegraph.co.uk/technology/google/google-doodle/11968997/george-boole-google-doodle.html




Nascido no século XIX, o britânico George Boole ficou conhecido pelos seus contributos matemáticos para a ciência da computação, nomeadamente através da Algebra Booleana.


 Portas lógicas utilizadas na computação derivadas das funções booleabas 
 (Doodle animado da Google na celebração do aniversário de George Boole)



Determinado a encontrar um modo de codificar argumentos lógicos numa linguagem que pudesse ser manipulada e resolvida matematicamente, George Boole apresentou um tipo de álgebra linguística, hoje conhecida como lógica booleana. As três operações mais básicas desta álgebra foram E, OU e NÃO (AND, OR, NOT), que Boole considerou como operações necessárias para realizar comparações ou conjuntos de coisas e como funções matemáticas básicas.

O uso de símbolos e de conetores por parte de Boole permitiu a simplificação de expressões lógicas, incluindo identidades algébricas importantes, como X our Y) = (Y ou X); não(não X) = X; não(X e Y) = (não X) ou (não Y); etc.
A teoria da lógica booleana precedeu a era digital. O americano Claude Shannon viria a aplicar esta lógica para construir os circuitos elétricos, nos anos trinta do século XX, que conduziram aos computadores modernos.






Lógica booleana. Fonte: http://www.storyofmathematics.com/19th_boole.html

Sem comentários: