domingo, 15 de novembro de 2015

A Revista Atlântida na Hemeroteca de Lisboa


Atlântida, mensário artístico, literário e social para Portugal e Brazil ─ publicou-se entre 1915 e 1920, em Portugal e no Brasil, sob a direção de João de Barros e de João do Rio, respetivamente. A eles se juntou, a partir de 1919, Graça Aranha, em Paris, França. O editor e co-proprietário da empresa, até 1919, é Pedro Bordalo Pinheiro, sobrinho, pelo lado do pai (Tomás Bordalo Pinheiro) de Rafael Bordalo Pinheiro. Embora o título aponte mais o pendor artístico, literário e social, a verdade é que os conteúdos da revista extravasaram em muito essa fronteira e se situam em boa parte na área da política internacional e, particularmente, na sua vertente económica – o que se justificará pelo ambiente da época (1ª Grande Guerra e suas consequências). 
[...] No que respeita às artes plásticas a Atlântida reproduz nas suas páginas quadros e desenhos de Alberto de Sousa, Almada Negreiros, António Carneiro, António Soares, Castelão, Columbano Bordalo Pinheiro, João Barreira, João Vaz, José Malhoa, José Pacheco, Navarro da Costa, Raul Lino, Saavedra Machado, Soares dos Reis e Veloso Salgado.
 Continuar a ler a ficha histórica da revista...



http://hemerotecadigital.cm-lisboa.pt/OBRAS/Atlantida/N1/N1_master/N01.PDF

Atlântida : mensário artístico literário e social para Portugal e Brazil
Rio, João do, pseud., dir. publ.; Barros, João de, 1881-1960, dir. publ.
  
Clicar na imagem para consultar o nº1 deste periódico mensal.
A hemeroteca digital da Câmara Municipal de Lisboa disponibiliza os 48 números digitalizados da revista (do n.º 1 de 15 nov. 1915, ao n.º 48, de jan. 1920), em HTML E PDF.

Sem comentários: