domingo, 18 de outubro de 2015

Prémio Pen-Clube Português / Poesia 2015



O prémio Pen-Clube Português de Poesia 2015 foi atribuído a Isabel Mendes Ferreira em ex-aequo com Luís Quintais.




Ano de edição ou reimpressão: 2014
Editor: Labirinto de Letras
Páginas: 56 
ISBN: 978-989-96533-7-5


É poesia ou prosa?” Foi com esta interrogação que Cecília Barreira, investigadora e professora na Faculdade de Ciências Sociais na Universidade Nova de Lisboa, começou por apresentar o novo livro de poesia de Isabel Mendes Ferreira, O tempo é renda, já nas livrarias pela editora Labirinto das Letras.




É o hibridismo entre plasticidades, narrativas diferenciadas. Isabel Mendes Ferreira leva a possibilidade da excelência ao extremo e reconduz-nos a uma reflexão mais densa. 

As palavras nestes textos poético-narrativos, deflagram por todos os lados dos vocabulários que conhecemos e dos que não conhecemos. 

Por vezes, as palavras explodem como uma torrente de água, com tanto poder, que esmaga qualquer hipotética linguagem imaginária.

O título, o tempo é renda, remete-nos para as entrelinhas e os interstícios desta magia que é o quotidiano do tempo, tal como um metrónomo híper-vigilante.






Ano de edição ou reimpressão: 2014
Editor: Assírio & Alvim
Páginas: 96

ISBN: 978-972-37-1764-8
Luís Quintais venceu, em ex-aequo com Isabel Mendes Ferreira, o Prémio Pen- Clube Poesia com O Vidro, livro que já havia recebido este ano o Prémio Fundação Inês de Castro.

O Vidro é o mais recente livro de Luís Quintais – uma das vozes mais seguras da nova poesia portuguesa – e aqui somos confrontados com um fulgor rítmico magistral e com a visita a alguns dos lugares paradigmáticos na poesia do autor. Vitrificação, estilhaços, riscos, violência e história, O Vidro faz alusão a fragmentos de Anna Calvi, António Damásio, Edmond Jabès, Fernando Pessoa, Martin Amis e T.S. Eliot. 

Alguns dos poemas d' O Vidro podem ser lidos aqui.


Sem comentários: