sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Livros & Leituras | Fernando Pessoa para todas as pessoas


de Ricardo Belo de Morais







Está disponível nas livrarias a partir de hoje, dia 16 de outubro, o livro de Ricardo Belo de Morais “Fernando Pessoa Para Todas as Pessoas”. O livro, que tem um título sem equívocos, condensa o essencial do mais universal dos escritores portugueses e destina-se a todas as pessoas: dos estudantes e professores do ensino secundário até aos académicos universitários, mas principalmente ao público em geral.

Fernando Pessoa está todo aqui: vida e obra, ortónimo e heterónimos, família, amigos, influências literárias, lugares e paixões. Juntam-se conteúdos exclusivos, como uma cronologia que se estende, pela primeira vez em décadas de estudos, para lá da morte do escritor em 1935, chegando até 2015. Dois outros capítulos, um com perguntas frequentes e outro com curiosidades, contribuem para mostrar o homem além do escritor – e desfazer alguns dos mitos e erros mais comuns, ainda hoje ligados a Fernando Pessoa. 

Pela primeira vez em livro, publica-se o levantamento exaustivo dos principais apócrifos pessoanos: textos que Fernando Pessoa nunca escreveu, mas que ainda assim são publicados e reproduzidos, como se fossem de sua autoria, na comunicação social, na internet em geral e nas redes sociais em particular.


Sem comentários: