domingo, 18 de outubro de 2015

Prémio Pen-Clube Português / Ensaio foi atribuído a Mário de Carvalho




    O Prémio Pen-Clube Português  / Ensaio 2015 foi atribuído a Mário de Carvalho pela obra "Quem disser o contrário é porque tem razão", de 2014, agora reedidata.







    Prémio P.E.N. Clube Ensaio 2015
    Edição/reimpressão:2015
    Editor: Porto Editora
    Páginas: 280
    ISBN: 978-972-0-04699-4

    Alguns dos aqui tópicos abordados: 


    Ser escritor. O texto ficcional. Dilemas, enigmas e perplexidades do ofício. No vale das contrariedades. Nada do que parece é. O «assertivismo» é um charlatanismo. A valsa dança-se aos pares: escrita e leitura, autor e leitor, personagem e ação, causalidade e verosimilhança, contar e mostrar, o dentro e o fora, a superfície e o fundo. O bico-de-obra do primeiro... livro. Por onde começar? Com que começar? Com quem começar? A manutenção do interesse. Não há regra sem senão; não há bela sem razão. Ou o oposto. Riscos, cautelas e relutâncias. 


    Seis "Pontos"constituem o índice deste "Guia prático de escrita de ficção": "I. Pontos de ordem; II. Pontos de mira; III. Pontos de referência; IV. Pontos de vista; V. Pontos radiantes; VI. Pontos de luz".


    Na "Nota prévia" deste sugestivo livro de ensaios pode ler-se: 

      "Este livro não é um trabalho académico.
      Ao correr da pena, reúne e dá sequência a observações empíricas surgidas da experiência escrita, da memória do autor e duma outra consulta em segunda mão. Trata-se de um guia prático, a modos de expositor ou manual de escrita, e não de uma obra de indagação ou divulgação científica." (2014, p. 11).

    Sublinhando o tom coloquial, mesmo familiar, do livro, Mário de Carvalho recusa situar-se nos terrenos da teorização narratológica e dos estudos literários, considerando que o "livro nada acrescenta à ciência dos estudiosos da área" (2014, p. 12).

Sem comentários: