quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Concurso 7 dias, 7 dicas sobre os media






Decorre até ao dia 8 de abril de 2016 a quarta edição do concurso «7 dias, 7 dicas sobre os media», uma iniciativa promovida pela Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) em parceria com a Direção-Geral da Educação (DGE), a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e a Comissão Nacional da UNESCO (CNU).

O concurso, que se enquadra no âmbito do projeto 7 dias com os media (uma operação nacional de sensibilização para o papel e lugar que os media tradicionais e de nova geração ocupam no quotidiano de todos nós), convida à produção de dicas sobre os media, em suporte digital.

Através do convite à produção de dicas sobre os media, em suporte digital, pretende-se, fundamentalmente, fomentar o uso crítico e criativo dos media, uma utilização mais segura da Internet e o respeito pelos direitos de autor, assim como proporcionar situações em que os alunos aprendam a expressar-se e a criar através de diferentes meios digitais e audiovisuais. 

Inserindo-se no âmbito da educação para os media e para a cidadania, estes objetivos exprimem uma preocupação transversal a todo o currículo do ensino básico e secundário, explicitamente incluída nos programas e metas de algumas disciplinas, nomeadamente português, línguas estrangeiras, educação para a cidadania, aplicações informáticas e TIC, entre outras. Desse modo, o Concurso 7 dias, 7 dicas sobre os media pode constituir uma forma de abordagem e desenvolvimento de alguns temas/objetivos curriculares. Pode também articular-se com as atividades de enriquecimento curricular, a aplicação do Aprender com a Biblioteca Escolar ou outras iniciativas da Biblioteca. 

O conteúdo dos trabalhos deverá ser composto por alertas, recomendações ou conselhos expressos numa linguagem direta e clara, que designaremos por dicas, sobre um dos temas abaixo mencionados.


Cada aluno ou grupo de alunos deve elaborar 7 (sete) dicas sobre um e só um destes temas:

· 7 dicas para usar os media na sala de aula e na biblioteca
· 7 dicas para promover a segurança online
· 7 dicas para respeitar os direitos de autor
· 7 dicas para promover a inclusão e a cidadania digitais
· 7 dicas para proteger os dados pessoais
· 7 dicas para manter a reputação online
· 7 dicas para evitar a dependência online


As 7 dicas podem ser apresentadas em formatos diversos: áudio, vídeo, apresentação eletrónica ou cartaz.



Cada escola ​pode apresentar um trabalho por tema e por categoria (1.º e 2.º ciclos do ensino básico; 3.º ciclo do ensino básico e secundário)​.


Para concorrer basta enviar os trabalhos candidatos para <7dicas@mail-rbe.org> até 8 de abril de 2016, sugerindo-se que a participação de cada Escola/ Agrupamento e o referido envio sejam coordenados pelo Professor Bibliotecário.

Antes do envio dos trabalhos, há que fazer uma revisão geral dos mesmos para se verificar se:
 - foi elaborada a ficha técnica, de formam completa; 
 - as fontes de imagem e som foram identificadas, de forma completa;
 - as incorreções na expressão escrita.





O Regulamento pode ser consultado aqui.



Sem comentários: