segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Ensino da literatura e da ciência no mês da educação



No mês de outubro, mês dedicado à temática da educação, a Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS) tem em curso um conjunto de iniciativas, nomeadamente conferências e publicações disponibilizadas online para download gratuito.

Uma dessas publicações prende-se com a "Literatura e o ensino do português", e pode ser acedida aqui.



 http://www.ffms.pt/upload/docs/literatura-e-ensino-do-portugues_TeV96n5QfU6aulPTsk-BZg.pdf


"Os autores defendem, com argumentos sabiamente pensados e expostos, que, no quadro educativo, não há nem pode haver Letras sem Belas Letras. Que não se pode ensinar Português sem se ensinar também, obviamente na medida certa, Literatura: Camões, Gil Vicente, o Padre António Vieira, Almeida Garrett, Camilo Castelo Branco, Eça de Queiroz, Fernando Pessoa e outros não podem deixar de estar nas nossas escolas. E também defendem que a medida atual está aquém da medida certa. Por medida não se deve entender apenas a quantidade mas também e sobretudo a qualidade. Neste domínio, segundo eles, interessa o “quanto” e interessa o “quê” e o “como”.

Será necessário, nesta como noutras áreas, que, na busca da medida certa, sejamos mais exigentes para connosco próprios.” (2013, p. 10-11).




Outra publicação da FFMS é sobre a ciência e apresenta-se como uma avaliação do grau de exigência no ensino básico em Portugal. Pode ser consultada aqui.



 http://www.ffms.pt/upload/docs/que-ciencia-se-aprende-na-escola_iY-abpKvY0SxrpIT61cJCg.pdf



Sem comentários: