No mês de outubro, mês dedicado à temática da educação, a Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS) tem em curso um conjunto de iniciativas, nomeadamente conferências e publicações disponibilizadas online para download gratuito.
Uma dessas publicações prende-se com a "Literatura e o ensino do português", e pode ser acedida aqui.
"Os autores defendem, com argumentos sabiamente pensados e expostos, que, no quadro educativo, não há nem pode haver Letras sem Belas Letras. Que não se pode ensinar Português sem se ensinar também, obviamente na medida certa, Literatura: Camões, Gil Vicente, o Padre António Vieira, Almeida Garrett, Camilo Castelo Branco, Eça de Queiroz, Fernando Pessoa e outros não podem deixar de estar nas nossas escolas. E também defendem que a medida atual está aquém da medida certa. Por medida não se deve entender apenas a quantidade mas também e sobretudo a qualidade. Neste domínio, segundo eles, interessa o “quanto” e interessa o “quê” e o “como”.
Será necessário, nesta como noutras áreas, que, na busca da medida certa, sejamos mais exigentes para connosco próprios.” (2013, p. 10-11).
Outra publicação da FFMS é sobre a ciência e apresenta-se como uma avaliação do grau de exigência no ensino básico em Portugal. Pode ser consultada aqui.
Sem comentários:
Enviar um comentário