sábado, 16 de maio de 2015

Dia internacional dos museus'15




CIDADANIA





O Dia Internacional dos Museus é celebrado anualmente a 18 de maio, desde 1977, por proposta do ICOM – Conselho Internacional de Museus, organismo da UNESCO.

Todos os anos é escolhido um tema central. Em 2013, o tema escolhido foi "Museus (Memória + Criatividade) = Mudança Social"; em 2014, "Museus: as coleções criam conexões". 
O tema deste ano - "Museus para uma sociedade sustentável" – visa promover a consciência para os efeitos da atuação humana sobre o ambiente, e destacar o papel dos museus no desenvolvimento de novos métodos de pensar e de agir, que garantam o respeito pelos limites e pela diversidade da natureza
Neste dia, o horário de funcionamento dos museus é alargado e alguns têm mesmo entrada gratuita, sendo possível visitar as suas exposições e obras, assim como participar nas iniciativas preparadas expressamente para a comemoração desta efeméride.

Em Portugal, cerca de 70 museus participam neste dia, oferecendo atividades muito variadas (aproximadamente 400) a quem os visita.  
Os Museus e Palácios da Direção Geral do Património Cultural /DGPC têm Entrada Livre.
As iniciativas do Dia Internacional dos Museus em Portugal estão divulgadas no site
Património Cultural.

Sem comentários: