quinta-feira, 21 de maio de 2015

Dia mundial da diversidade cultural para o diálogo e o desenvolvimento

 

21 de maio


CIDADANIA




"In a diverse world, the destruction of cultures is a crime, and uniformity is a dead-end: our aim must be to enhance, in one movement, the diversity that enriches us and the human rights that bring us together."
Irina Bokova, Diretora-Geral da UNESCO







Em 2001, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) estabeleceu o dia 21 de Maio como Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, precisamente no mesmo ano em que foi feita a Declaração Universal da UNESCO sobre a Diversidade Cultural.

Em 2005, a Assembleia Geral da Organização adotou a Convenção sobre a Proteção e a Promoção da Diversidade das Expressões Culturais a que, até ao momento, já aderiram 109 países. 
 



Mensagem da UNESCO 

Mensagem de Irina Bokova, Diretora-Geral da UNESCO, por ocasião do Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, 21 de maio de 2015.



Há setenta anos, os fundadores da UNESCO expressaram uma simples convicção: a incompreensão mútua dos povos exacerbou a desconfiança e o mal-entendido entre as nações, a busca pela paz requer o fortalecimento do conhecimento recíproco entre as culturas e os povos, de modo melhorar o entendimento mútuo.

A diversidade cultural é o nosso patriónio comum e a maior oportunidade diante da humanidade. Ela é uma promessa de renovação e dinamismo, uma força motriz de inovação e desenvolvimento. É também um convite ao diálogo, à descoberta e à cooperação. Num mundo tão diverso, a destruição de culturas é um crime, e a uniformidade é um impasse: o nosso objetivo é valorizar, num único movimento, a diversidade que nos enriquece e os direitos humanos que nos unem.

Esta ligação irredutível entre a diversidade cultural e os direitos humanos foi fortemente lembrada com a adoção, em 2001, logo após a destruição das estátuas de Buda de Bamiyan, no Afeganistão, da Declaração Universal da UNESCO sobre a Diversidade Cultural. Esse texto é uma bússola para vivermos juntos num mundo globalizado. Assim, ele reafirma que o respeito pela diversidade cultural e o respeito pelos direitos humanos são inseparáveis.


Ainda hoje, a diversidade cultural é atacada por extremistas violentos que danificam o património e perseguem as minorias. Esses crimes reforçam ainda mais a nossa convicção de que os inimigos da dignidade humana sempre procurarão destruir a diversidade cultural, porque ela é o símbolo da liberdade da mente e da criatividade infinita do ser humano. É essa ligação que devemos defender. Em reação a todos aqueles que procuram banir a diferença e a pluralidade de ideias, opiniões e crenças, devemos proteger a liberdade por meio da riqueza das nossas culturas e das nossas expressões criativas. 

Este é o significado deste Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento. É uma ocasião para libertar o potencial criativo das nossas diferentes línguas e tradições – e para que essas diferenças nos enriqueçam e fortaleçam, em vez de nos dividir. As palavras da Constituição da UNESCO, elaborada há 70 anos, não envelhecerem: o diálogo pode vencer todos os mal-entendidos e abrir um horizonte infinito de possibilidades para a paz e o desenvolvimento.




CIDADES INTERCULTURAIS



No ano Europeu do Diálogo Intercultural de 2008, o Conselho da Europa fundou uma rede de cidades europeias que acolheram e desenvolveram políticas interculturais conducentes a uma correta integração dos imigrantes e ao respeito pela diversidade. Em Portugal está, igualmente, criada a Rede Portuguesa de Cidades Interculturais que é um projecto do Conselho da Europa e da União Europeia.



Blogue PNL

Sem comentários: