sexta-feira, 1 de maio de 2015

Ler consigo'15 - em abril, leituras mil!





Partilha livros e leituras com os alunos do 10º E


 
A Prof. Dra. Anabela Oliveira, docente do Departamento de Letras, Artes e Comunicação, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, esteve ontem, dia 30 de abril, na biblioteca da nossa escola, a conversar com os alunos do 10º E sobre livros e leituras.

Doutorada em Literatura Comparada e investigadora em estudos interartes, nomeadamente nas relações entre literatura e cinema, a docente, que foi convidada pela professora de Português da turma, começou por falar dos livros que marcaram a sua infância e juventude. O contacto precoce com Os Lusíadas (em BD), o incontornável Tio Patinhas, as histórias e ilustrações da Anita, o fantástico e o maravilhoso das narrativas da mitologia greco-latina, a aventura e o espírito de grupo d' Os Cinco, de Enid Blyton, os cenários exóticos dos romances de Pearl S. Buck, o drama e o mistério do Conde de Monte Cristo, de Alexandre Dumas, as histórias felizes de Júlio Dinis, a novela trágica de Joaninha, a menina dos olhos verdes, de Garrett, a sátira de A queda de um anjo, de Camilo Castelo Branco, a ironia de Eça de Queirós, foram alguns dos autores/títulos referidos. 


 A docente convidada falou, depois, dos livros e das leituras que tem vindo a selecionar quer por escolha pessoal quer por motivos profissionais / académicos: Lobo Antunes, Almeida Faria, Lídia Jorge, Mario Vargas Llosa, Mo Yan, entre outros.

Finalmente, escolheu como leituras a partilhar com os alunos um conto de Ondjaki, "A confissão do acendedor de candeeiros", de E se amanhã o medo, a crónica de Lobo Antunes "Receita para me lerem", do Segundo Livro de Crónicas (p. 109), e os excertos "Sobre o leitor" (p. 343), "4º Depoimento" (p. 345) e "2º Depoimento" (p. 347), de José Saramago - nas suas palavras, de Fernando Gómez Aguilera.
 





 
O convite endereçado pelos professores de Português que lecionam o 10º ano (Adelaide Jordão, Angelina Pires, Henrique Morgado, Isabel Cunha e Maria João Cunha) a uma personalidade da Comunidade Educativa, para partilha de livros e de leituras com os alunos, decorre da adesão do referido grupo de professores ao projeto "LER CONSIGO 2015: em abril, leituras mil!", promovido pela Associação de Professores de Português / APP e coordenado a nível setorial pela professora Maria João Cunha.
 
 
 

Sem comentários: