quarta-feira, 20 de maio de 2015

Dia mundial da diversidade cultural para o diálogo e o desenvolvimento'15




 CIDADANIA

   21 de maio




"Num mundo diverso, a destruição de culturas é um crime, e a uniformidade um beco sem saída: o nosso objetivo deve ser o de melhorar, num único movimento, a diversidade que nos enriquece e os direitos humanos que nos unem".

Irina Bokova,Diretora Geral da UNESCO
 

 Estátua de Iamassu, uma divindade protetora assíria, no Palácio de Ashurnasirpal, em Nimrud, Iraque. 
A UNESCO denunciou um ataque contra Nimrud, em 6 de Março de 2015. Foto: UNESCO








"Há setenta anos, os fundadores da UNESCO expressaram uma simples convicção: assim como a ignorância sobre os modos de vida dos outros exacerba a desconfiança e os mal-entendidos entre os povos, a busca da paz exige o reforço do conhecimento mútuo das culturas e dos povos, de modo a promover um melhor entendimento recíproco.

A diversidade cultural é o nosso património comum e a maior oportunidade para a humanidade. Mantém a promessa de renovação e dinamismo, e constitui um motor de inovação e desenvolvimento. É também um convite ao diálogo, descoberta e cooperação. Num mundo diverso, a destruição de culturas é um crime, e a uniformidade um beco sem saída: o nosso objetivo deve ser o de melhorar, num único movimento, a diversidade que nos enriquece e os direitos humanos que nos unem.

Esta ligação indivisível entre a diversidade cultural e os direitos humanos foi lembrado com a adoção, em 2001, logo após a destruição das estátuas de Buda de Bamiyan, no Afeganistão, da Declaração Universal da UNESCO sobre a Diversidade Cultural. Este texto fornece-nos uma bússola para vivermos juntos num mundo globalizado, confirmando que o respeito pela diversidade cultural e pelos direitos humanos são inseparáveis.

Hoje, a diversidade cultural está novamente sob ataque de extremistas violentos que destroem o património e perseguem minorias. Estes crimes confirmam ainda mais a nossa convicção de que os inimigos da dignidade humana procurarão sempre destruir a diversidade cultural, porque é o símbolo do livre pensamento e da criatividade infinita do ser humano. É esta ligação que temos de defender. Temos de responder a todos aqueles que procuram banir a diferença e a pluralidade de ideias, opiniões e crenças, protegendo a liberdade através da riqueza das nossas culturas e expressões criativas.

Isto é o que o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento significa. É uma oportunidade para explorar o potencial criativo das nossas diferentes línguas e tradições e para garantir que essas diferenças nos enriquecem e fortalecem, em vez de nos dividirem. As palavras da Constituição da UNESCO, elaborada há 70 anos, não envelheceram um dia: o diálogo pode vencer todos os mal-entendidos e abrir um horizonte infinito de possibilidades para a paz e o desenvolvimento."

Irina Bokova, Diretora Geral da UNESCO


Sem comentários: