terça-feira, 21 de abril de 2020

Roteiros Digitais de Leitura



Porque toda a leitura é viagem








Este projeto visa reforçar o entendimento do potencial da literacia digital na promoção da competência leitora, dotando professores e alunos de novos recursos e estratégias, tendo em conta os seguintes objetivos do PNL2027:

- Potenciar a presença e a projeção mediática da leitura nos meios escritos, impressos e digitais, em presença e na Internet;

- Associar a leitura às ciências, às humanidades, às artes e às tecnologias digitais, de acordo com uma nova ecologia que se faz de múltiplas literacias.

Esta formação e o repositório daí decorrente pretendem, assim, contribuir para o alargamento do conhecimento das potencialidades das ferramentas digitais para a promoção da leitura e escrita.

Os Roteiros propostos pelo PNL2027 podem ser realizados com três ferramentas digitais de criação de mapas: Google Earth, Google Os Meus Mapas e Google Tour Builder.




Roteiros já disponíveis:

A Viagem do Elefante

Cândido

Carta de Achamento do Brasil

Mapa de Leituras da Lusofonia

Memorial do Convento – o Voo da Passarola

Nos Passos de Magalhães

O Ano da Morte de Ricardo Reis

O Cavaleiro da Dinamarca

O Mercador de Palavras

O Primo Basílio

Os Lusíadas – Plano da Viagem

Uma Família Inglesa

Uma Viagem pelos Lusíadas

Viagem de Circum-Navegação de Magalhães


Para visualizar todos os roteiros (à exceção do Mapa de Leituras da Lusofonia) clicando na imagem, deverá transferir o programa Google Earth Pro para o computador.



💻 A biblioteca no E@A


Sem comentários: