Criar. Imaginar. Descobrir.
Grátis: 3 milhões de imagens da coleção digital Smithsonian Open Access!
O Smithsonian anunciou o lançamento do Smithsonian Open Access, uma iniciativa que elimina as restrições de direitos autorais do Smithsonian de aproximadamente 2,8 milhões de suas imagens de coleção digital e quase dois séculos de dados. Isso significa que as pessoas em todo o mundo agora podem baixar, transformar e partilhar esse conteúdo de acesso aberto para qualquer finalidade, gratuitamente, sem a permissão do Smithsonian.
Entre museus e instituições culturais, este é o maior e mais interdisciplinar programa de acesso aberto até hoje. O Smithsonian continuará a adicionar elementos continuamente, com mais de 3 milhões de imagens designadas como acesso aberto até ao final de 2020.
O conteúdo do Smithsonian Open Access inclui imagens 2D e 3D de alta resolução de itens da sua coleção, bem como conjuntos de dados de pesquisa e metadados da coleção, que os usuários podem baixar e acessar sem limitação.
Os 19 museus Smithsonian, nove centros de pesquisa, bibliotecas, arquivos e o Zoológico Nacional contribuíram com imagens ou dados para este projeto. O programa inclui conteúdo em artes, ciências, história, cultura, tecnologia e design, de retratos de figuras históricas americanas a digitalizações em 3D de esqueletos de dinossauros. Anteriormente, o Smithsonian disponibilizava mais de 4,7 milhões de imagens de coleções on-line para uso pessoal, não comercial e educacional.
O acesso aberto também significa que o conteúdo Smithsonian está disponível por meio de uma licença Creative Commons, Google Arts & Culture, Wikipedia e outras plataformas digitais, o que aumenta o alcance e o impacto dessas coleções.
Sem comentários:
Enviar um comentário