Dia da Formação:
A avaliação à luz da autonomia e da flexibilidade curricular
3 de fevereiro 2020
Avaliar é orientar:
- Avalia-se para tomar decisões acerca das estratégias de ensino-aprendizagem a escolher, dos métodos e dos materiais a utilizar;
- O sucesso de cada aluno tem de ter em conta o seu ponto de partida e o seu percurso de aprendizagem;
- É preciso ter em conta não só os produtos finais mas também valorizar os processos de trabalho dos alunos.
Ariana Cosme, Avaliação num Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto.
No passado dia 3 de fevereiro, a avaliação constituiu tema de reflexão / discussão na Camilo.
Ariana Cosme, Doutorada em Ciências da Educação pela Universidade do Porto, professora na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da mesma universidade e consultora do Ministério da Educação para o Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular (Despacho n.º 5908/2017, de 5 de julho), do qual é a avaliadora externa, foi a nossa convidada para a conferência de abertura do nosso primeiro Dia de Formação.
Os workshops realizados na parte da tarde foram orientados por três investigadoras do CIIE - Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto: Daniela Ferreira, Louise Lima e Cristiana Madureira.
Ainda da parte da manhã, Daniela Ferreira teceu algumas considerações sobre os critérios de avaliação adotados na Camilo, reveladoras de uma leitura atenta e de um conhecimento informado dos mesmos.
A avaliação à luz da autonomia e da flexibilidade curricular, uma reflexão necessária, oportuna, esclarecedora e... saudavelmente desassossegante.
Dia da Formação 2020
Sem comentários:
Enviar um comentário