quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

Vamos ler em voz alta!

~





No dia 1 de fevereiro celebra-se o Dia Mundial da Leitura em Voz Alta. Por isso, desafiamos toda a Comunidade Educativa a juntar-se a esta celebração realizando atividades de leitura em voz alta, que poderão ser divulgadas pelo PNL2027 a partir do seu Portal.

Na semana de 27 de janeiro a 1 de fevereiro, inspire-se nas sugestões do PNL2027, participe com os recursos de que dispõe e promova a leitura em voz alta como objeto de prazer e liberdade.

Depois, faça-nos chegar o registo da(s) iniciativa(s) que concretizou, indicando a designação da atividade; local; data/horário, para as divulgarmos e inserirmos os links das ligações de acesso aos materiais relativos às atividades (videos, podcasts, Instagram ou outros) no formulário disponibilizado pelo PNL2027.



Sugestões do PNL2027


  • Mapa de leituras em Voz Alta – leituras livres em voz alta de textos gravados em MP3 (tempo máximo: 2 minutos).
  • Desafios PNL2027 - Ideias de Leitura em Voz Alta propostos pelo PNL2027 (a partir de 30 de janeiro).
  • Leituras bilingues – levantamento das nacionalidades que a comunidade engloba; convite, a diferentes elementos da comunidade, para a leitura de um texto na sua língua materna, seguida da respetiva tradução.
  • Encontros de leitura – encontros de crianças ou jovens para partilha de leituras em voz alta, entre si ou com a comunidade.
  • Livros humanos – partilha de histórias e leituras em voz alta envolvendo famílias, contadores, escritores e figuras públicas.
  • Maratona de leituras – ligação entre diferentes instituições, por exemplo através do Skype, num horário acordado, para partilha de leituras em voz alta.







Sem comentários: