quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

Reflexão sobre a desertificação humana










“Sítio” é um espectáculo de teatro físico, sem texto, com recurso à manipulação de objetos e à expressividade do corpo através do uso da máscara larvar*, que conta a história de um casal de idosos que vive numa aldeia no interior de Portugal e recebe um postal anunciando o nascimento do seu neto. Os dois decidem juntar numa encomenda algumas prendas para enviar para o neto, que está no estrangeiro, e partem numa longa caminhada.

*A máscara larvar é uma adaptação da máscara do carnaval da Basileia feita pelo pedagogo Jacques Lecoq nos anos sessenta. São máscaras grandes e simples que ainda não conseguiram definir-se com um verdadeiro rosto humano. São seres que ainda não estão totalmente formados ou que já estão a perder os seus traços, a retornar a um estado larvar. As máscaras vestem-se com roupa do cotidiano e fazem face a situações realistas, que por sua vez são transpostas ao nível da máscara.


Criação e interpretação: André Louro e Catarina Santana
Máscaras e espaço cénico: António Jorge
Apoio artístico: Sílvia Brito e Caroline Bergeron 
Desenho de luz: Mafalda Oliveira 
Figurinos: Maria Ribeiro 
Uma co-produção: Companhia da Chanca e Razões Poéticas




Teaser do espectáculo teatral




Podes ver este espectáculo gratuitamente, no dia 21 de fevereiro, às 14:30, no pequeno auditório do teatro de Vila Real. Duração: 50 minutos.




Sem comentários: