sexta-feira, 21 de junho de 2019

Curadoria de conteúdos











A curadoria de conteúdos envolve a segmentação e filtragem de conteúdos para posterior divulgação junto do público-alvo, através da partilha em canais acessíveis.


Este processo implica três etapas:

1ª. A PESQUISA, que consiste no acompanhamento de notícias e artigos e na identificação das melhores fontes. Há diversas ferramentas online que ajudam o trabalho do curador. O uso das redes sociais (Twitter, Facebook, Instragam), de alertas do google e RSS feeds de blogues relevantes também pode ser de extrema utilidade para uma informação atualizada. 
 2ª. A CONTEXTUALIZAÇÃO. É importante que se dê um sentido ao que é publicado, de acordo com os interesses da instituição/empresa e o perfil do público-alvo. 

3ª. Por fim, e não menos importante, a PARTILHA, isto é, a fase da divulgação junto do público-alvo. Aqui, é preciso definir por meio de que canais os conteúdos vão ser partilhados / divulgados. 

A biblioteca da Camilo, que está presente nas plataformas das redes sociais (Twitter, Facebook, Instagram, YouTube), tem vindo a desenvolver este processo de curadoria de conteúdos, recorrendo a diversas ferramentas digitais, nomeadamente o Flipboard, partilhando-os / divulgando-os junto da Comunidade Educativa nas redes sociais, na plataforma Moodle da Escola e neste mesmo blogue.  




📌 Saber+






Sem comentários: