sexta-feira, 14 de junho de 2019

Orange the World - Vamos alaranjar a Camilo 2018 | Vídeo






A violência contra mulheres e meninas é uma das violações dos direitos humanos mais disseminadas, persistentes e devastadoras no nosso mundo, hoje.

É um grande obstáculo para o cumprimento dos direitos das mulheres e meninas e para a realização da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Ocorre em todo o mundo e atravessa todas as gerações, nacionalidades, comunidades e esferas de nossas sociedades, independentemente de idade, etnia, deficiência ou outro tipo de formação.

A iniciativa Orange the World denuncia todas as formas de violência contra as mulheres. Assim, de 25 de novembro, Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres e Meninas, até 10 de dezembro, Dia Mundial dos Direitos Humanos, a ONU Mulheres e a UNICEF convidam pessoas, instituições e comunidades a criar uma onda laranja de sensibilização para o problema global de todas as formas de violência baseada no género feminino (violência doméstica, assédio sexual, violação, mutilação genital, tráfico e exploração sexual, casamento precoce, feminicídio, …), contribuindo, assim, para a concretização dos objetivos da Agenda 2030, particularmente o objectivo de desenvolvimento sustentável nº5 – Alcançar a igualdade de género e emponderar as mulheres e meninas. A cor laranja foi a cor escolhida pela ONU para unificar todas as atividades. Daí o mote da iniciativa - Orange the World -, que em 2018 teve como tema Hear me too (Ouve-me também). 

Respondendo ao convite da ONU Mulheres e da UNICEF, que, aliás, vem ao encontro dos valores e princípios consignados no Projeto Educativo de Escola, a Biblioteca da Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco promoveu, pelo segundo ano consecutivo, esta iniciativa junto da comunidade escolar, que tem vindo a aderir com entusiasmo à causa laranja. 







Assim, durante 16 dias, os trabalhos de alunos e professores desenvolvidos no contexto de sala de aula, de projetos e /ou de Clubes, de ateliers ou por mote próprio deram mais cor à Camilo: “Orange Words” (elaboração de mensagens escritas), “Dar Voz às palavras” (deslocação às salas de aula para partilha de leituras e gravação áudio), exposições de trabalhos (desenhos, origami), no átrio da escola, divulgação de recursos e materiais produzidos pela ONU, decoração da Biblioteca, da sala de professores, do átrio e de outros espaços da escola, montagem da árvore de Natal, promoção de trocas solidárias, realização de uma performance teatral e organização de um coração humano laranja no exterior da escola, são alguns dos eventos laranja previstos para este período. 


A violência de género diz respeito a todos e a cada um de nós. 







Sem comentários: