sexta-feira, 15 de março de 2019

Semana da Leitura com Cláudia Guedes e Margarida Hoc


Encontro com autoras : escritoras e ilustradoras







Na passada segunda-feira, dia 11 de março, a escritora Cláudia Guedes e a ilustradora Margarida Hoc estiveram na nossa escola para falar da sua experiência da publicação do livro Sou uma linda borboleta azul, a história de uma rara borboleta que sobrevive graças à ajuda de uma formiga. Vivem num lameiro na serra do Alvão, perto de Vila Real.

Estiveram presentes os alunos do 7º D, E e F.












Sobre o conto Sou uma linda borboleta azul
 "Este conto relata a vivência real do ciclo da borboleta azul, Maculinea alcon, em perigo de extinção em Portugal desde 1994. Pretende sensibilizar os mais pequenos para a importância da preservação da natureza e do planeta terra.

A população de borboleta azul floresce bem perto de Vila Real, no Parque Natural do Alvão, e está há anos no livro vermelho das espécies ameaçadas. Extremamente exigente com o habitat, a borboleta azul desaparece quase sem deixar rasto se não estiverem reunidas todas as condições ideais para viver e se reproduzir. Muito delicada, esta borboleta começa a voar em inícios de julho e desaparece em finais de agosto e sobrevive graças à existência de uma flor e à ajuda de uma formiga.

Ao longo desta história vivenciamos sentimentos de partilha da bicharada que se une para preservar esta rara espécie emblemática do Programa de Preservação da Biodiversidade do Município de Vila Real."


Sem comentários: