sábado, 9 de março de 2019

LEITURA E ILUSTRAÇÃO NA SEMANA DA LEITURA 2019







Alice começava a enfadar-se de estar sentada no barranco junto à sua irmã e de não ter nada que fazer; uma ou duas vezes espiara furtivamente o livro que ela estava a ler, mas não tinha figuras nem diálogos, “e de que serve um livro” – pensou Alice – “sem figuras nem diálogos?”.
 - Lewis Carroll
 
 A ilustração, enquanto imagem e sistema de representação, é possuidora de uma dimensão narrativa, daí a adoção, por empréstimo, do conceito de leitura, porque a forma de se ler uma imagem é em tudo semelhante à leitura de um texto.” 
-  Gabriela Sotto Mayor




“Leitura e Ilustração” foi o tema escolhido pela Rede de Bibliotecas de Vila Real (RBVR) para a Semana da Leitura 2019. 

Associada quer a conteúdos narrativos quer a conteúdos descritivos, a ilustração é frequentemente vista como o desenho que acompanha um texto. Numa breve pesquisa pelos dicionários, verificamos que, do ponto e vista semântico, ilustrar (do latim illustro, -are) apresenta como termos correlatos: alumiar, dar luz, esclarecer, elucidar, instruir, conhecer, comentar, explicar, tornar evidente, tornar ilustre, tornar brilhante [1]. Numa primeira leitura, estes conceitos parecem sublinhar apenas a função “auxiliar”, subalterna, da ilustração em relação ao texto verbal e remeter única e exclusivamente para as funções de complementaridade e de embelezamento que tradicionalmente lhe são atribuídas. Por outras palavras, a sua função seria a de mostrar o que as palavras expressam ou sugerem, reforçando o seu conteúdo através da repetição, num outro código; ornamentar/embelezar o texto; captar/mostrar parcelas do mundo empírico; motivar o leitor para a leitura do discurso verbal, servindo-lhe de antecâmara e, eventualmente, potenciar as habilidades do sujeito que observa. Texto não verbal e texto verbal são linguagens diferentes, mas isso não significa que os dois universos discursivos sejam excludentes. Enquanto imagem que acompanha o texto, a ilustração não substitui o texto, não podendo ser reduzida nem à paráfrase nem à tradução. Aliás, o que a, já longa, história da comunicação humana, nos mostra é que, sozinha, ela já chegou a contar histórias e que ela está, inclusivamente, na origem dos primeiros sistemas de representação, que viriam a evoluir posteriormente para a escrita, como é o caso das iluminuras medievais. 

Porque a elucidação, a clarificação, a iluminação das palavras é sempre feita na perspetiva do artista-ilustrador, a ilustração acrescenta sentidos. Por esta razão, do ponto de vista do leitor, a associação do texto visual ao texto verbal desencadeia múltiplas possibilidades de leitura: o diálogo que se estabelece entre as duas linguagens suscita a imaginação, promove o diálogo intertextual com a cultura e as tradições de uma comunidade, amplifica a interpretação, instala a pluralidade dos sentidos, lançando um novo olhar sobre os textos (o visual e o verbal). Ilustração e texto verbal iluminam-se mutuamente.

Ao escolher “Leitura e ilustração” como tema da Semana da Leitura 2019, tendo sempre presente o mote proposto pelo Plano Nacional de Leitura 2027 para a celebração do evento – “Hoje leitor, amanhã leitor!” - a RBVR pretende, por um lado, sublinhar a importância da ilustração na compreensão leitora e no desenvolvimento da linguagem plástica e, por outro, suscitar a exploração das múltiplas relações que se estabelecem entre o texto verbal e o texto visual na produção do(s) sentido(s) do(s) texto(s). 

Para a consecução dos objetivos a que se propôs, a Equipa da Rede de Bibliotecas de Vila Real preparou um plano de atividades diversificado dirigido ao público escolar e à Comunidade em geral. A festa da leitura começa já no próximo dia 8, 9 e 10 de março, com a 1ª edição da Feira do Livro, no edifício do antigo Governo Civil. Durante a semana haverá palestras, encontros com escritores e ilustradores, contos na eira, visitas guiadas à Biblioteca Municipal, workshops, exposições.

A concretização deste plano de atividades não seria possível sem o apoio e colaboração do Município de Vila Real, também ele apostado na formação de leitores, hoje, porque também ele consciente que os leitores de hoje serão os leitores-cidadãos esclarecidos, responsáveis, empáticos e criativos de amanhã. 

Rede de Bibliotecas de Vila Real


[1] "ilustrar", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://dicionario.priberam.org/ilustrar [consultado em 03-03-2019]. 


Sem comentários: