domingo, 17 de março de 2019

Histórias multissensoriais





Paula Proença  na Semana da Leitura da RBVR


Paula Proença é docente de 1.º ciclo, mestre em Educação Especial nos domínios cognitivo e motor, pela UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, com tese na área das Historias Multissensoriais (HM). 

Formadora na área da Educação Especial, é responsável por múltiplos projetos de HM com base em textos de autores portugueses que incluem prosa, poesia, canções e adivinhas e autora de histórias e poemas para a infância e juventude. é ainda responsável por oficinas experimentais nas áreas construção de materiais para intervenção sensorial – fantoches, cenografia.

 Para quem quiser saber mais sobre Paula Proença e as Histórias Multissensoriais, disponibilizamos o Webinar da DGE:


  

"A metodologia das Histórias Multissensoriais conjuga histórias com intervenção sensorial, envolta em educação pela arte e imbuída numa relação pedagógica maximizada e potenciadora, com base nas competências e necessidades de cada aluno. Revestem-se de caráter inovador pois recolhe de muitas especialidades os elementos necessários ao seu desenvolvimento. As HM são histórias com sentidos dentro, sentidos que transportam o mundo inteiro para cada aluno, sentido orientação no trabalho da equipa. Experimentadas numa população com deficiência intelectual, possuidora de diferentes competências, podem ser estratégias para utilizar na multideficiência ou nas mais diversas situações. Histórias que cumprem objetivos específicos, fantoches, velas, borrifadores, música, guloseimas, gelatina e muito, muito mais... fazem as delícias de todos, porque inovar é possível contando histórias que são instrumento para promover capacidades para dar poder aos alunos que as utilizam. Pretende-se disseminar a metodologia, responder às diferentes questões e apaixonar nem que seja apenas mais um técnico para que, por ele, se possam melhorar a qualidade da intervenção potenciadora de novas aquisições."
                                                                                                                            Webinar DGE

Sem comentários: