quinta-feira, 7 de março de 2019

Mulheres extraordinárias da idade de ouro da civilização muçulmana




Da tela das 1001 invenções da casa da sabedoria © 1001 Invenções






Durante milhares de anos, as mulheres deixaram a sua marca nas suas sociedades, mudando o curso da História às vezes e influenciando esferas significativas da vida noutras. Na civilização muçulmana, mulheres extraordinárias de diferentes credos e origens trabalharam ao lado dos homens para promover as suas comunidades. As suas histórias inspiradoras, personalidades carismáticas e determinação para contribuir para o desenvolvimento de seu ambiente fazem deles faróis que orientam jovens mulheres e homens hoje.

As mulheres da época participavam em todos os campos da vida. Havia mulheres que defendiam esforços educacionais e culturais, como Fatima al-Fihri, outras que se destacavam na Matemática, como Sutayta al-Mahamili, no campo médico, na administração e administração, na filosofia e nas artes. Outras desempenharam papéis políticos importantes e governaram importantes territórios na civilização muçulmana, alguns dos quais incluíam Labana de Córdoba do século X (Espanha), Sitt al-Mulk do século XI (Egito), Melike Mama Hatun do século XII (Turquia), Razia (ou Raziyya) Sultana de Delhi do século XIII (Índia) e muito mais ...

Na comemoração do Dia Internacional da Mulher, homenageamos algumas dessas mulheres extraordinárias e destacamos AQUI as suas contribuições. 

                                               🌼💆 Dia Internacional da Mulher


Sem comentários: