sábado, 10 de novembro de 2018

Dia Mundial da Ciência



10 de novembro


Tema 2018: "Ciência, um direito humano"





Celebrado a cada 10 de novembro, o Dia Mundial da Ciência pela Paz e Desenvolvimento destaca o papel significativo da ciência na sociedade e a necessidade de envolver o público em geral em debates sobre questões científicas emergentes. Sublinha também a importância e relevância da ciência nas nossas vidas diárias.

Ao associar a ciência mais intimamente à sociedade, o Dia Mundial da Ciência pela Paz e Desenvolvimento visa assegurar que os cidadãos sejam mantidos informados sobre os desenvolvimentos na ciência. Ressalta também o papel que os cientistas desempenham na ampliação da nossa compreensão do notável e frágil planeta a que chamamos de lar e em tornar as nossas sociedades mais sustentáveis.

O Dia oferece a oportunidade de mobilizar todos os atores em torno do tema da Ciência para a paz e o desenvolvimento - desde autoridades governamentais até aos media e alunos das escolas. A UNESCO incentiva fortemente todos a participar na celebração desta efeméride. 

Os objetivos do Dia Mundial da Ciência pela Paz e Desenvolvimento são:
  • Fortalecer a consciencialização pública sobre o papel da ciência para sociedades pacíficas e sustentáveis;
  • Promover a solidariedade nacional e internacional para a ciência partilhada entre os países;
  • Renovar o compromisso nacional e internacional pelo uso da ciência em benefício das sociedades;
  • Chamar a atenção para os desafios enfrentados pela ciência e aumentar o apoio ao esforço científico.


Ao associar a ciência à sociedade, o Dia Mundial da Ciência pela Paz e Desenvolvimento visa assegurar que os cidadãos sejam mantidos informados sobre os desenvolvimentos na ciência. Também ressalta o papel que os cientistas desempenham na ampliação de nossa compreensão do notável e frágil planeta que chamamos de lar e em tornar as nossas sociedades mais sustentáveis.

O tema para 2018 é “Ciência, um direito humano”, em comemoração do 70º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos (art. 27), e da Recomendação sobre Ciência e Pesquisadores Científicos. Lembrando que todos têm o direito de participar e beneficiar da ciência, isso servirá para desencadear uma discussão global sobre as formas de melhorar o acesso à ciência e os benefícios da ciência para o desenvolvimento sustentável. (UNESCO)



                                                                              ⬕ Novembro, Mês da Ciência



Sem comentários: