sábado, 17 de novembro de 2018

Do significado de tolerância






Declaração de princípios da UNESCO sobre Tolerância


"Artigo 1 - Significado de tolerância

1.1 A tolerância é o respeito, aceitação e valorização da rica diversidade das culturas do nosso mundo, nossas formas de expressão e formas de ser humano. É fomentado pelo conhecimento, abertura, comunicação e liberdade de pensamento, consciência e crença. A tolerância é harmonia na diferença. Não é apenas um dever moral, é também uma exigência política e legal. A tolerância, a virtude que torna a paz possível, contribui para a substituição da cultura de guerra por uma cultura de paz.


1.2 A tolerância não é concessão, condescendência ou indulgência. A tolerância é, acima de tudo, uma atitude ativa motivada pelo reconhecimento dos direitos humanos universais e das liberdades fundamentais dos outros. Em nenhuma circunstância pode ser usado para justificar violações desses valores fundamentais. A tolerância deve ser exercida por indivíduos, grupos e Estados.

1.3 A tolerância é a responsabilidade que defende os direitos humanos, o pluralismo (incluindo o pluralismo cultural), a democracia e o estado de direito. Envolve a rejeição do dogmatismo e do absolutismo e afirma os padrões estabelecidos nos instrumentos internacionais de direitos humanos.

1.4 Consistente com o respeito pelos direitos humanos, a prática da tolerância não significa tolerância à injustiça social ou ao abandono ou enfraquecimento das próprias convicções. Isso significa que a pessoa é livre para aderir às próprias convicções e aceita que as outras aderem às suas. Significa aceitar o fato de que os seres humanos, naturalmente diversos em sua aparência, situação, fala, comportamento e valores, têm o direito de viver em paz e ser como são. Isso também significa que as visões de alguém não devem ser impostas aos outros. "


Texto completo da Declaração.


Sem comentários: