domingo, 27 de maio de 2018

Dia Internacional das forças de manutenção da paz das Nações Unidas


29 de maio




Mensagem do Secretário Geral da ONU - António Guterres







Em 29 de maio de 1948, o Conselho de Segurança das Nações Unidas autorizou a primeira operação de manutenção da paz das Nações Unidas - a Organização de Supervisão da ONU da Trégua no Médio Oriente.

Neste 70º aniversário, expressamos a nossa gratidão aos mais de um milhão de homens e mulheres que serviram sob a bandeira da ONU, poupando inúmeras vidas.

Honramos os mais de 3.700 capacetes azuis que morreram em ação.

E prestamos homenagem às catorze missões que hoje trabalham em contra relógio para proteger as pessoas e promover a causa da paz.

Este ano, vou passar o Dia Internacional das Forças de Manutenção da Paz das Nações Unidas no Mali para expressar a minha solidariedade para com os colegas que enfrentam enormes infortúnios e uma enorme volatilidade.

Como reconhecemos um legado de serviço e sacrifício em todo o mundo, também estou comprometido em agir para a manutenção da paz - ação para tornar as nossas operações mais seguras e eficazes nos ambientes desafiadores de hoje.

Também estamos comprometidos em reforçar o importante papel que as nossas forças devem desempenhar na promoção dos direitos humanos e na abordagem da exploração e abuso sexual.

A manutenção da paz das Nações Unidas é um investimento comprovado na paz, segurança e prosperidade globais.

Juntos, comprometemo-nos a fazer tudo o que pudermos para permitir que essa missão seja bem-sucedida.


Obrigado.

António Guterres

Sem comentários: