sábado, 15 de julho de 2017

Dia Mundial das Habilidades para a Juventude




Falamos sobre habilidades na força de trabalho de colarinho azul como "menos do que", mas que mensagem damos quando existem algumas carreiras que pagam mais do que empregos com colarinho branco? É por isso que nós apoiamos o #SkillsForAll e o #World Youth Skills Day. E você?





Shyamal Majumdar



Tradução do discurso de Shyamal Majumdar (Chefe do Centro Internacional UNESCO-UNEVOC de Educação e Treinamento Técnico e Profissional desde maio de 2011):



"Bom dia, 15 de julho é o Dia Mundial das Habilidades para a Juventude.

Tenho o prazer de informar que mais de 200 Centros UNEVOC [UNESCO-UNEVOC is UNESCO's International Centre for Technical and Vocational Education and Training (TVET)em 170 países observarão o dia juntamente com o WorldSkills Competition e outras organizações internacionais.

Este é o dia para celebrarmos a conquista dos jovens na educação e formação técnica e profissional.

Este é o dia para aumentar a conscientização, para suscitar preocupações quanto à importância do desenvolvimento de habilidades para jovens.

Na UNESCO-UNEVOC, sempre dizemos "Se a educação é a chave para o desenvolvimento. O EFTP é a chave principal para aliviar a pobreza, ganhar emprego e promover o desenvolvimento sustentável".

80% do trabalho de hoje está vinculado à educação e formação técnica e profissional.

O emprego juvenil é uma grande preocupação para todo o mundo.

O desemprego está a aumentar dia a dia, o subemprego também é muito grave.

Muitos jovens estão envolvidos em 3 D, chamamos a isso: trabalhos sujos, perigosos e difíceis.

Então, precisamos de saber quais são os principais desafios que os jovens enfrentam na EFTP:

    - Um, falta de acesso a educação e treino técnico e profissional de qualidade;

    - Dois, falta de instalações de aprendizagem na indústria;

    - Três, incompatibilidade de habilidades entre procura e oferta;

    - Quatro, baixa mobilidade vertical;

    - Cinco, níveis mais baixos de educação e formação técnica e profissional.


Apesar desses desafios, os jovens de muitos países em muitas regiões estão a desbravar o terreno criando marcos e exibindo os seus talentos na TVET (Technical and Vocational Education and Training).

15 de julho é o dia para os honrar, pedindo-vos que partilhem as vossas experiências, destaquem as vossas conquistas.

Todos sabemos, hoje, que não há desenvolvimento inclusivo sem o empoderamento dos jovens em habilidades.

Nesta ocasião, gostaríamos de agradecer especialmente a todos os Centros UNEVOC que decidiram, juntos, celebrar este dia.

Apelo a todos vocês, especialmente aos meninos e meninas, que partilhem as vossas ideias, organizem eventos, destaquem conquistas.

Deem voz às vossas dificuldades, coloquem as vossas preocupações em #WYSD e deixem a vossa voz ser ouvida em todo o mundo.

Muito obrigado."




O Pacote de Desenvolvimento de Habilidades "Aprender e trabalhar" está disponível para download em inglês e francês na página da UNEVOC. Este kit de recursos tem como objetivo ajudar a facilitar a organização e implementação de campanhas de conscientização e motivação para grupos marginalizados nos países menos desenvolvidos.A ideia por detrás desta ferramenta é produzir um ambiente capaz de motivar as pessoas que vivem em condições económicas adversas a inscrever-se em cursos de educação e treino técnico e profissional e assumir atividades de auto-emprego para melhorar a sua situação económica.



Sem comentários: