sexta-feira, 21 de julho de 2017

Desconfiança, desinformação, manipulação



Fake news: o tema central do boletim BIK (Better Internet for Kids)
junho 2017


" 'Nunca deixe a verdade entrar no caminho de uma boa história', disse Mark Twain num século em que os dispositivos digitais existiam apenas no domínio da ficção científica. Mais recentemente, ao lidar com o fenómeno cada vez maior de notícias falsas, os decisores políticos europeus recorreram a outra referência literária: 'Ninguém quer um Ministério da Verdade', afirmou o deputado Marietje Schaake referenciando o romance futurista de George Orwell, 1984. Esta analogia foi mais tarde utilizada pelo vice-presidente Andrus Ansip, que também explicou que a Comissão Europeia não procura um Ministério da Verdade."




Cada edição do boletim BIK aborda um assunto. A última edição centra-se nas notícias falsas (Fake News). 

Notícias falsas, câmaras de eco e bolhas de filtro são tópicos quentes no momento. Serão eles os desafios da net da próxima geração? Serão eles velhos inimigos com roupagens novas? Ou são uma outra coisa? 

Martina Chapman, uma especialista independente em literacia mediática, considera o papel que a literacia crítica dos media, apoiada pela colaboração e coordenação intersetorial, pode ter na abordaem dessas questões. 

Leia mais para saber mais: edição completa de junho de 2017 do boletim BIK aqui.


Sem comentários: