quinta-feira, 27 de julho de 2017

Dia mundial da hepatite



28 de julho





"Só recentemente, o mundo expressou o seu alarme sobre o peso da hepatite viral. A resposta ainda está em fase inicial na maioria dos países, o que limita a fiabilidade e o alcance dos dados disponíveis. Ao mesmo tempo, alguns países tomaram medidas redondas para combater a epidemia, com resultados que trazem incentivos em todos os lugares." - Dr Margaret Chan, Diretora Geral da WHO/World Health Organization (Organização Mundial da Saúde)


Relatório Global da Organização Mundial de Saúde sobre a Hepatite de 2017 (Global hepatitis report, 2017) descreve, pela primeira vez, as estimativas globais e regionais sobre hepatite viral em 2015, estabelecendo a linha de base para acompanhar o progresso na implementação da nova estratégia global.


 https://drive.google.com/open?id=0ByNKhxMfrxTucmlXS1BON0lPNzA
Clicar na imagem para aceder ao Relatório.
Uma síntese do mesmo pode ser consultada AQUI.

"Exorto todos os países a aproveitar as oportunidades estabelecidas neste relatório para eliminar a hepatite viral como uma ameaça à saúde pública até 2030. Fazer isso libertará o mundo do que sabemos agora é um assassino líder em todo o mundo." - Dr Margaret Chan, Diretora Geral da WHO/World Health Organization (Organização Mundial da Saúde)




A hepatite viral causou 1,34 milhões de mortes em 2015, um número comparável às mortes causadas por tuberculose e maior que aquelas causadas pelo HIV. No entanto, enquanto que o número de mortes devido à hepatite viral tem vindo a aumentar ao longo do tempo, a mortalidade causada pela tuberculose e pelo vírus da SIDA está em declínio. 

Em 2015, a maioria das mortes por hepatite viral deveu-se a doença hepática crónica (720 000 óbitos devidos a cirrose) e cancro de fígado primário (470 000 mortes por causa de carcinoma hepatocelular). 

Globalmente, em 2015, estima-se que 257 milhões de pessoas viviam com infeção crónica pelo VHB e 71 milhões de pessoas com infeção crónica por HCV. A epidemia causada pelo HBV afeta principalmente a Região Africana da OMS/Organização Mundial de Saúde e a Região do Pacífico Ocidental. A epidemia causada pelo HCV afeta todas as Regiões, com grandes diferenças entre e dentro dos países.

A Região OMS do Mediterrâneo Oriental e a Região Europeia têm a maior prevalência relatada de HCV.








PREVENIR. DETETAR. TRATAR

   




  

  






1 comentário:

Unknown disse...

Prezados, obrigado por se aliarem a essa campanha tão importante!

Seria importante ter um algum tipo de grafismo simples para pessoas mais leigas.

Encontrei esse infográfico didático sobre hepatite e dia mundial contra hepatite viral que foi feito por uma clinica saúde online

Quem quiser dê uma olhada. Se vocês quiserem partilhem! Pode ser no face só até, fica bem lá se salvarem só a imagem :)