domingo, 16 de julho de 2017

Vermeer - Cenas da vida quotidiana





Mulher de azul lendo uma carta, de Johannes Vermeer (1663)
Photo credit: http://virusdaarte.net/wp-content/uploads/2014/02/goyan11.png



Johannes Vermeer (1632-1675) é um dos mais célebres mestres holandeses do século XVII. No entanto, durante séculos, pouco importância foi dada ao seu nome. Obras agora conhecidas como Vermeers foram atribuídas a outros artistas. Só na década de 1870 foi descoberto e 35 pinturas identificadas como suas. Filho de um trabalhador de seda que comprou e vendeu arte, Vermeer viveu e trabalhou em Delft toda sua vida.

O azul profundo e luminoso das suas obras pode ser observado online, no  Museu Rijkmuseum, de Amesterdão, Holanda.



Um dos quadros mais célebres de Veermer é Rapariga com brinco de pérola:


Leitura do quadro Rapariga com brinco de pérola


Sabia que o filme Rapariga com brinco de pérola, a história romanceada de um retrato, se inspira na criação do quadro homónimo de Vermeer?


Título original:Girl With a Pearl Earring 
De: Peter Webber 
Com: Colin Firth, Scarlett Johansson, Tom Wilkinson 
Género: Drama 
Classificação: M/12 
2003 | Cores| 95' 
A fotografia é do português Eduardo Serra


Sinopse: 
Holanda, 1665. Depois do pai ficar cego na sequência de uma explosão, Griet, uma jovem de 17 anos, é obrigada a trabalhar para ajudar a família. Torna-se então criada na casa do pintor Johannes Vermeer. Vermeer é um perfeccionista, que demora meses a terminar os seus quadros. Gradualmente, Griet torna-se a sua inspiração, a sua musa. Essa inspiração dará origem a um dos mais belos quadros do grande mestre holandês, a "Rapariga com brinco de pérola", mas também a inúmeras perturbações familiares (Vermeer era casado) e pessoais. Scarlett Johansson e Colin Firth dão corpo aos protagonistas do filme - adaptado do "best-seller" da norte-americana Tracy Chevalier "Girl with a Pearl Earring" - com que o português Eduardo Serra está nomeado para o Óscar de Melhor Director de Fotografia. 

Fonte: Cinecartaz - Público.PT



Rapariga com brinco de pérola: cena das cores das nuvens


Filme disponível na Biblioteca da Camilo.


Sem comentários: