segunda-feira, 31 de julho de 2017

Aprender com a biblioteca escolar



Relatório de implementação 2015-2016



 http://www.rbe.mec.pt/np4/file/1980/relatorio_15.16.pdf


"As bibliotecas escolares são um espaço educativo integrador de múltiplas literacias - digital, da leitura, da informação, dos media,… -, cada vez mais decisivo para as aprendizagens e capacitação das crianças e dos jovens que as utilizam, formal ou informalmente. 

Em 2015-16, no sentido de continuar a dar resposta a estas necessidades formativas, a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) definiu como objetivo, após a conclusão de uma fase piloto, estender a implementação do referencial Aprender com a Biblioteca Escolar (AcBE) a um universo mais alargado de escolas, tendo em consideração o seu valor para a promoção daquelas literacias.

Este processo, acompanhado no terreno pelos coordenadores interconcelhios (CIBE), deveu a sua boa concretização ao empenho de mais de meio milhar de professores bibliotecários (PB) e de docentes de todos os níveis de educação e ensino. 

Para o sucesso desta iniciativa revelou-se, também, essencial recolher toda a informação pertinente relativa ao trabalho realizado nas escolas, tendo sido solicitado a todos os PB e professores envolvidos na aplicação do referencial o seu feedback. 

É com base na análise dessa informação, obtida através do preenchimento de um questionário e do envio das respetivas fichas de planificação e avaliação no final do ano letivo transato, que se procedeu, à elaboração do presente relatório."

PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Aprender com a biblioteca escolar: relatório 2015.16 [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 24-07-2017. [Consult. 29-07-2017]

Sem comentários: