sexta-feira, 21 de julho de 2017

ONU lança biblioteca digital com 900 mil documentos





A ONU lançou um repositório que conta atualmente com cerca de 900 mil registros. Segundo a organização, a plataforma será o ponto de acesso global à informação das Nações Unidas, incluindo material histórico e registros contemporâneos.

A iniciativa é uma parceria entre a Biblioteca Dag Hammarskjöld das Nações Unidas e a Biblioteca do Escritório das Nações Unidas em Genebra. A plataforma fornece acesso gratuito a materiais produzidos pela organização em formato digital, e faz parte do esforço de promover a transparência, o livre acesso à informação e a preservação do acervo documental da ONU.

Entre os documentos disponíveis, estão documentos oficiais da ONU, publicações de acesso público, discursos e dados de votações nos diferentes órgãos da organização, mapas, resoluções, atas de reuniões e uma coleção de documentos institucionais diversificados.

A plataforma está disponível nos seis idiomas oficiais da organização (em casos pontuais, também está disponível em idiomas não oficiais).

Para utilizar a Biblioteca Digital da ONU, os usuários devem aceder à respetiva página (https://digitallibrary.un.org.) e fazer a busca utilizando os diferentes filtros (tipo de documento ou órgão, agência ou organismo do Sistema ONU, ...). O conteúdo também está disponível para download.



Sem comentários: