O que é IA generativa?
“Inteligência Artificial” (IA) é uma forma de software que imita (finge ter) algum aspeto da inteligência humana. Provavelmente já usou IA muitas vezes antes, sem nunca saber o que é, por exemplo, se recebeu recomendações automatizadas sobre o que assistir no Netflix, um novo artista que pode querer ouvir no Spotify ou o que ouvir, compre a seguir na Amazon. A IA utiliza um processo chamado “aprendizagem de máquina” para melhorar sua precisão ao longo do tempo, portanto, quanto mais for usada, melhor ficará.
IA generativa é um tipo particular de IA que dá a ilusão de criatividade. Softwares comuns de IA generativa incluem Chat-GPT, Google Gemini e SnapchatAI, embora outros estejam a ser desenvolvidos a todo o momento. A IA generativa parece diferente de outros softwares quando a usamos, porque nós descrevemos o que gostaríamos que ela gerasse (criasse). Com uma IA generativa, muitas vezes podemos ter uma conversa completa, corrigindo quaisquer mal-entendidos e refinando a produção do computador. Chamamos o lado humano da conversa de prompt, porque estamos a pedir (a fazer com que) à máquina nos dê uma resposta. Algumas IAs generativas, como MidJourney ou Adobe Firefly, produzirão uma imagem em resposta ao nosso prompt em vez de uma resposta escrita, portanto, é importante usar uma IA apropriada para o tipo de resposta que procuramos.
É importante compreender que, qualquer que seja a IA generativa que escolhamos, a IA pode obter informações erradas e inadvertidamente exibir preconceitos nas suas respostas. Embora a maioria de suas informações possam estar corretas, nunca devemos confiar completamente nelas - devemos manter um nível de ceticismo e verifique novamente os detalhes, especialmente se pretendemos usar essas informações na revisão de um exame ou para compreender um assunto para uma avaliação.
Como usar esses prompts
Esses prompts foram escritos como ponto de partida para conversas com qualquer ferramenta generativa de IA que possa fornecer uma resposta por escrito. Cada ferramenta de IA foi criada com um estilo específico de conversação e base de conhecimento, e é útil experimentar uma variedade no início, em vez de nos limitarmos a uma. Com a prática, provavelmente acabaremos por descobrir uma ferramenta favorita, com a qual nos sintamos mais confortáveis. No entanto, como as ferramentas de IA estão a ser aprimoradas constantemente, vale a pena conferir outras de vez em quando.
Os prompts foram criados com a intenção de que os personalizemos com as nossas informações, então preencha as caixas azuis acima de um prompt antes de o copiar e o colar na IA. As caixas ficarão mais ou menos assim:
Que matéria estás a estudar? |
Assunto do curso |
Que tipo de curso estás a estudar? Por exemplo: nível a, nível 2, ... |
Nível do curso |
Esses prompts funcionam melhor quando responde à IA e tem uma conversa completa com ela. Tente responder com frases completas em vez de dar respostas curtas se quiser tirar o máximo proveito delas!
Quando posso usar IA?
É muito importante ser transparente sobre como usou qualquer IA no seu trabalho, mas especialmente se ela for usada para avaliar a sua compreensão sobre um assunto.
A sua escola, faculdade ou universidade terá as suas próprias regras sobre quando é aceitável usar IA para avaliações. Se o trabalho que está a realizar não for avaliado, poderá usar a IA como achar melhor; no entanto, pode haver restrições de idade para determinadas ferramentas de IA que você também deve considerar.
Se tiver permissão para usar IA na sua avaliação, poderá descobrir que existem certos limites impostos sobre o uso aceitável de IA. [...] Qualquer que seja o nível aceitável de uso de IA, você é inteiramente responsável pela qualidade e pelo conteúdo de tudo o que entregar para avaliação.
Verifique sempre com o professor envolvido na avaliação do trabalho se ele concorda com a forma como pretende utilizar a IA, para que não quebre nenhuma regra da sua escola, faculdade ou universidade em relação à Integridade Académica.
[INTRODUÇÃO]
Fonte: AI prompts for students. (n.d.). Retrieved from https://docs.google.com/document/d/1rZsalqTPXSZOm1nVit3-cVFQGbu9OPqO4SXP0AuQQ9k/edit?fbclid=IwZXh0bgNhZW0CMTAAAR3GS-BcbSzaEWWiV48GIOkZUiaF5Xwcc5Qjp7RX56vi7hZFcki54rzqj5s_aem_0ib9uyEqDAaSPT_fFUF4zA#heading=h.98xqe383gl9q
Sem comentários:
Enviar um comentário