#100saramago
Assinala-se a 16 de novembro de 2022 o centenário do nascimento de José Saramago.
O programa “Saramago na Escola” compreende várias iniciativas, dentre as quais as Leituras Centenárias, uma parceria da Fundação José Saramago com a Rede de Bibliotecas Escolares e com o Plano Nacional de Leitura. Assim, a 16 de novembro de 2022, assinalando o dia do Centenário, realizar-se-ão, em Escolas Secundárias portuguesas, sessões de leitura de um excerto do Memorial do Convento ou d’O Ano da Morte de Ricardo Reis.
Vasco Miguel da Silva Petiz Varandas Guedes é o aluno que vai representar a Camilo na leitura em linha do dia 16.
Para além de constituir uma evocação do escritor José Saramago, as “Leituras Centenárias” procurarão motivar os jovens para a leitura, para o aperfeiçoamento da língua, para a compreensão da narrativa e para o questionamento e diálogo sobre nós próprios, a sociedade e o meio ambiente, em sintonia com a filosofia que preside ao Plano Nacional de Leitura e à Rede de Bibliotecas Escolares.
No âmbito desta celebração, os alunos de Português 12º ano estão a preparar a leitura áudio de excertos dos dois romances de Saramago que irá ser partilhada com/na Comunidade através de um Podcast, que em breve divulgaremos.
Rede de Bibliotecas Escolares
Sem comentários:
Enviar um comentário