A criatividade e o pensamento crítico são competências essenciais para economias e sociedades complexas, globalizadas e cada vez mais digitalizadas. Embora professores e formuladores de políticas educacionais considerem a criatividade e o pensamento crítico como importantes objetivos de aprendizagem, ainda não está claro para muitos o que significa desenvolver essas habilidades em um ambiente escolar. Para torná-lo mais visível e tangível para os profissionais, a OCDE trabalhou com redes de escolas e professores em 11 países para desenvolver e testar um conjunto de recursos pedagógicos que exemplificam o que significa ensinar, aprender e progredir em criatividade e pensamento crítico no ensino fundamental. e ensino médio. Por meio de um portfólio de rubricas e exemplos de planos de aula, os professores de campo deram feedback, implementaram as estratégias de ensino propostas e documentaram seu trabalho.
Também foram desenvolvidos e testados instrumentos para monitorar a eficácia da intervenção em um estudo de validação, complementando os insights sobre os efeitos da intervenção no campo fornecidos pelos coordenadores da equipa. Quais são os elementos-chave da criatividade e do pensamento crítico? Que estratégias e abordagens pedagógicas os professores podem adotar para promovê-los? Como os líderes escolares podem apoiar os professores? aprendizado profissional? Em que medida os professores participantes do projeto mudaram seus métodos de ensino? Como podemos saber se funciona e para quem? Estas são algumas das questões abordadas neste livro, que relata os resultados e as lições deste projeto internacional.
24 de outubro de 2019
360 páginas Inglês | Também disponível em: Francês
https://doi.org/10.1787/62212c37-en 9789264684003 (PDF)
Autor(es): Stéphan Vincent-Lancrin, Carlos González-Sancho, Mathias Bouckaert, Federico de Luca, Meritxell Fernández-Barrerra, Gwénaël Jacotin, Joaquin Urgeland Quentin Vidal, OCDE
Sem comentários:
Enviar um comentário