quarta-feira, 23 de agosto de 2017

História Geral de África


Publicações UNESCO






Volume 1- Metodologia e Pré -História de África


 http://unesdoc.unesco.org/images/0019/001902/190249por.pdf




O volume I da História Geral da África da UNESCO trata da pré-história africana e da sua metodologia. A parte inicial do volume avalia a importância atribuída pelas sociedades africanas ao passado e ao crescimento e desenvolvimento da historiografia africana, juntamente com um esboço geral de fontes e técnicas.

Seguem-se as descrições das principais fontes literárias, as tradições orais e vivas e a arqueologia africana e suas técnicas. Os capítulos 10 a 12 abordam a linguística e as migrações. Em seguida, vêm dois capítulos sobre a geografia histórica e uma discussão sobre o quadro cronológico adotado.

A segunda metade do volume trata especificamente do homem mais antigo e da pré-história da África de acordo com as áreas geográficas: Norte, Sul, Leste, Oeste e Central, com o Vale do Nilo destacado em particular. Os capítulos são dedicados à arte pré-histórica, às técnicas agrícolas e ao desenvolvimento da metalurgia.

Cada capítulo é altamente ilustrado com mapas, figuras, diagramas e uma seleção de fotografias a preto e branco. O texto é totalmente anotado e existe uma extensa bibliografia e índice.



Volume II - África Antiga


 http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001842/184265eo.pdf#xml=http://www.unesco.org/ulis/cgi-bin/ulis.pl?database=&set=4DC2A097_1_13&hits_rec=9&hits_lng=eng  http://unesdoc.unesco.org/images/0011/001103/110340poro.pdf


O volume II da História Geral da África da UNESCO trata do período que começa no final da era neolítica, por volta do oitavo milénio antes da nossa era.


Este período de cerca de nove mil anos de história foi subdividido em quatro grandes zonas geográficas, seguindo o padrão de pesquisa histórica africana.

Os capítulos 1 a 12 abrangem o corredor do Nilo, Egito e Nubia.

Os capítulos 13 a 16 referem-se às terras altas etíopes.

Os capítulos 17 a 20 descrevem a parte de África mais tarde chamada Magreb e o seu sertão do Sahara, e os Capítulos 21 a 29, o resto de África, bem como algumas das ilhas do Oceano Índico.

De longe, a maior parte do Volume II é dedicada à antiga civilização do Egito por causa do seu lugar preeminente na história inicial de África.

Cada capítulo do volume é copiosamente ilustrado com fotografias, mapas e figuras a preto e branco.

O texto é acompanhado por notas de rodapé, muitas das quais se referem à extensa bibliografia no final do livro e há um índice.


Volume III - África do século VII ao XI


 http://unesdoc.unesco.org/images/0019/001902/190251por.pdf



O volume III da História Geral da África da UNESCO abrange a história da África do século VII ao XI. 

Dois movimentos com um significado cultural, político e económico importante e duradouro na história do continente são cobertos por esse período: a crescente influência do islamismo e sua disseminação e a interação com a cultura tradicional africana nas regiões norte e ocidental e a expansão bantu no sul .

O livro coloca primeiro África no contexto da história mundial na abertura do século VII antes de examinar o impacto geral da penetração islâmica; a contínua expansão dos povos falantes de Bantu; e o crescimento das civilizações nas zonas sudanianas da África Ocidental.

Capítulos detalhados seguem a discussão das sucessivas dinastias islâmicas do norte de África e dos seus contactos mais amplos; o corno de África; a costa interior e do leste africano; a África Central; a África do Sul; o desenvolvimento interno de Madagáscar e os contatos internacionais. Três capítulos de conclusão traçam a diáspora africana na Ásia; Examinam as relações internacionais e a disseminação de tecnologia e ideias em África; avaliam o impacto geral do período em questão na história africana.

Cada capítulo é ilustrado com fotografias, mapas e figuras a preto e branco. O texto é totalmente anotado e há uma extensa bibliografia de trabalhos relacionados ao período.


Volume IV - África do século XII ao XVI

 http://unesdoc.unesco.org/images/0019/001902/190252por.pdf

O volume IV da História Geral da África da UNESCO abrange a história da África do século XII ao século XVI.

Este período constitui uma fase crucial na história do continente no qual África desenvolveu a sua própria cultura e os registros escritos se tornaram mais comuns. Foram vários os principais temas característicos: o triunfo do Islão; a extensão das relações comerciais, as trocas culturais e os contactos humanos; o desenvolvimento de reinos e impérios.

O livro primeiro descreve os Almohades. Seguem-se os capítulos sobre as várias civilizações da África Ocidental - Mali, Songhay, Bend do Níger, Bacia do Volta, Chade, Hausa e os povos costeiros de Casamança aos Camarões modernos.

O capítulo 15 e seguintes abordam a África do Nordeste e do Leste, começando pelo Egito e indo para a Nubia, a Etiópia e os Estados do Corno de África, incluindo material sobre o desenvolvimento da civilização swahili. A África Central é representada por capítulos sobre a área entre a costa e os grandes lagos, a região interlacustrina e as bacias dos rios Zambeze e Limpopo. Existem capítulos sobre a África Equatorial e Angola, África do Sul e Madagáscar e as ilhas vizinhas.

Cada capítulo é ilustrado com fotografias, mapas e figuras a preto e branco. O texto está totalmente anotado e existe uma bibliografia abrangente de trabalhos sobre este período.



Volume V - África do século XVI ao século XVIII

 http://unesdoc.unesco.org/images/0019/001902/190253por.pdf

O volume V da História Geral da África da UNESCO abrange a história de África desde o início do século XVI até o final do século XVIII. Dois grandes temas emergem: primeiro, a contínua evolução interna dos estados e culturas de África durante esse período; em segundo lugar, o crescente envolvimento de África no comércio externo - com consequências maiores, mas imprevistas para todo o mundo.

No norte da África, vemos os otomanos conquistarem o Egito e estabelecerem Regências em Tripoli, Tunis e Argel. Ao sul do Sahara, alguns dos maiores e mais antigos estados colapsam (Songhay, Sudão Ocidental, Etiópia cristã) e novas bases de poder emergem (Asante, Dahomey, Sakalava). Desenvolvem estruturas políticas e administrativas altamente centralizadas e sociedades com classes sociais distintas e, muitas vezes, com um caráter fortemente feudal. As religiões tradicionais continuam a coexistir tanto com o Cristianismo (contratempos de sofrimento) quanto com o Islão (em ascensão).

Ao longo da costa, particularmente da África Ocidental, os europeus estabelecem uma rede comercial que, com o desenvolvimento da agricultura de plantação do Novo Mundo, se torna o foco do comércio internacional de escravos. As consequências imediatas desse comércio para África são exploradas, e argumenta-se que a consequência global a longo prazo inclui o fundação da atual economia mundial com todas as suas desigualdades incorporadas.

Cada capítulo é ilustrado com fotografias, mapas e figuras a preto e branco. O texto é totalmente anotado e há uma extensa bibliografia de trabalhos relacionados com o período em análise, bem como um glossário abrangente.



Volume VI - África do século XIX à decada de 1880


 http://unesdoc.unesco.org/images/0019/001902/190254por.pdf



O volume VI da História Geral da África da UNESCO abrange a história de África desde o início do século XIX até o início da "disputa" europeia pelo território colonial na década de 1880.

Apesar da crescente presença comercial, religiosa e política europeia durante o século, as influências externas foram sentidas indiretamente pela maioria das sociedades africanas, e fizeram uma variedade de tentativas culturalmente distintas de se modernizar, expandir e desenvolver. Duas sequências influentes de eventos - o Mfecane na África Austral com a sua ramificação na África Central e Oriental e os movimentos dos reformadores muçulmanos na África Ocidental - devido pouco ou nada a influências estrangeiras - figuram proeminentemente em oito dos capítulos.

O livro abre com quatro capítulos temáticos que examinam as principais forças em ação na sociedade africana no início do século; o papel mutante de África na economia mundial; as novas tendências e processos; e os efeitos da abolição do tráfico de escravos. Seguem-se vinte e três capítulos onde se aborda os desenvolvimentos nas várias regiões. Dois capítulos de conclusão traçam a diáspora africana e avaliam o estado do desenvolvimento político, económico e cultural do continente na véspera da conquista europeia.

Cada capítulo é ilustrado com fotografias, mapas e figuras a preto e branco. O texto é totalmente anotado e há uma extensa bibliografia de trabalhos relacionados com o período em análise.


Volume VII - África sob dominação colonial, 1880-1935


 http://unesdoc.unesco.org/images/0019/001902/190255por.pdf


O volume VII da História geral da África da UNESCO examina o período de partição, conquista e ocupação desde o início da "Disputa europeia de África" até à invasão fascista italiana da Etiópia em 1935. Ao longo do volume, o foco é direcionado para as respostas dos próprios africanos ao desafio do colonialismo.

Os dois primeiros capítulos abordam as atitudes e a prontidão africanas na era colonial e os antecedentes das ambições imperiais europeias. Os sete capítulos seguintes abordam iniciativas e reações africanas diante da partição e da conquista da Primeira Guerra Mundial. Uma visão geral é seguida de análises regionais mais detalhadas.

Os capítulos 13 a 21 referem-se ao impacto dos aspectos económicos e sociais dos sistemas coloniais em África de 1919 a 1935: o funcionamento da economia colonial nas antigas zonas francesas, belgas, portuguesas e britânicas e no norte de África; o surgimento de novas estruturas sociais e padrões demográficos e o papel da religião e das artes em África durante o período colonial. A secção final traça o crescimento dos movimentos anticoloniais, o fortalecimento do nacionalismo político africano e a interação entre a África negra e os negros do Novo Mundo. Libéria e Etiópia são discutidas em capítulos especiais.

Cada capítulo é ilustrado com fotografias, mapas e figuras a preto e branco. O texto é totalmente anotado e há uma extensa bibliografia de trabalhos relacionados com o período em questão.


Volume VIII -África desde 1935

 http://unesdoc.unesco.org/images/0019/001902/190256por.pdf

Este oitavo e último volume da História Geral da África da UNESCO examina o período de 1935 até o presente. À medida que a libertação do domínio colonial avança, são analisadas as dimensões política, económica e cultural do continente.

Para a África, 1935 marcou o início da Segunda Guerra Mundial, com a invasão da Etiópia por Mussolini. O conflito internacional domina a primeira secção deste volume, que descreve as crises no Corno de África, na África do Norte e noutras regiões sob o domínio das potências europeias. As três secções seguintes abrangem as lutas de África pela soberania política, de 1945 até à independência; o subdesenvolvimento e a luta pela independência económica, buscando a construção da nação e a mudança das estruturas e valores políticos.

A secção cinco trata da mudança sociocultural desde 1935, da religião à literatura, da linguagem à filosofia, ciência e educação. As duas últimas secções abordam o desenvolvimento do pan-africanismo e o papel da África independente nos assuntos mundiais. Reconhecendo a ironia original de que foi a imposição do imperialismo europeu que despertou a consciência africana, o volume aponta a inter-relação vital e crescente de África e do resto do globo.

O volume é ilustrado com fotografias, mapas e figuras a preto e branco. O texto está totalmente anotado e existe uma extensa bibliografia.

(UNECO. Tradução da nossa responsabiidade)



Sem comentários: